Após discorrer sobre a segunda edição de Luiz Thomaz, Benfeitor da humanidade, do jurista Galdino Rodrigues de Andrade, falecido militante espiritualista da Filial Santa Efigênia (Belo Horizonte, MG) do Racionalismo Cristão, e fazer o lançamento simbólico da obra, entregando um exemplar ao filho do biógrafo Nuno de Andrade, o presidente do RC, Gilberto Silva, chamou os assistentes da reunião à sua principal finalidade: comemorar o 115º aniversário do RC e o Dia da Espiritualidade. E no que o presidente disse ser “a terceira parte da nossa solenidade”, passou o microfone a Nemecio Peres, diretor da Filial Sorocaba, “grande amigo do Racionalismo Cristão, amigo de todas as horas”.
Nemecio manifestou sua satisfação e o grande sentimento de gratidão ao que dois grandes homens, duas grandes almas foram capazes de fazer há 115 anos: construir a Filosofia, traduzir para os dias atuais os ensinamentos de Cristo depois de 2000 anos, traduzir para o entendimento atual e também construir a parte material, as Casas, a estrutura, “porque, se estamos no mundo material, sem a matéria não caminhamos. Então, precisamos de duas almas gigantes para construir tudo isso, e o sentimento que domina no momento é gratidão por termos recebido todo esse benefício, todo esse conteúdo da Filosofia, os ensinamentos e toda essa estrutura material.
Costumo dizer lá na Filial Sorocaba que a gente não pode perder a oportunidade de fazer o bem, que a espiritualidade está muito ligada à questão de fazer o bem. Então, a gente tem algumas oportunidades no dia, na vida, de fazer o bem, seja para as pessoas conhecidas, seja para as desconhecidas, para a família, para os colegas no trabalho, para pessoas em qualquer esfera do relacionamento humano, a gente tem que aproveitar as oportunidades de fazer o bem e a gente se sente bem com isso.
O Racionalismo Cristão nos dá essa estrutura magnífica em que podemos fazer o bem ao próximo com toda segurança, e com isso podemos estender esse trabalho grandioso que essas duas almas gigantes iniciaram na Terra. Sinto-me profundamente grato por esse momento e espero que o Racionalismo Cristão complete mais algumas centenas de anos nesse mundo-escola. Muito obrigado a todos!
Gilberto Silva acrescentou: “Nós é que agradecemos a sua companhia.” E fez o discurso de encerramento da reunião, em que afirmou: “Este encontro, que une dois eventos realmente significativos – 115º aniversário de fundação do Racionalismo Cristão e o Dia da Espiritualidade – convida-nos a refletir sobre valores que não apenas coexistem, mas também se interligam de maneira essencial, representando a confluência das mais elevadas aspirações humanas.
A convergência desses dois valores espiritualistas em uma mesma data não se limita a simples detalhe cronológico, histórico ou cultural. Ela é, antes de tudo, a expressão de uma harmonia perfeita entre significados e propósitos.
A exuberância desta reunião cívico-espiritualista da sede mundial do Racionalismo Cristão revela-se de modo indelével em nosso íntimo especialmente pelo fato de ser ainda mais abrilhantada pelo lançamento da segunda edição da biografia de um homem que sintetiza simultaneamente os valores da espiritualidade e a essência do Racionalismo Cristão: o seu cofundador, Luiz Thomaz.
Os exemplos de Luiz Thomaz são tão impressionantes e sua luminosidade espiritual é tão intensa que têm inspirado uma constelação de pessoas abnegadas e conscientes da relevância atemporal que esse empreendedor demonstrou com o desprendimento de si próprio, em renúncia voluntária a confortos e comodidades.
São seguidores da generosidade e do desprendimento de Luiz Thomaz não só os militantes espiritualistas da Sede Mundial e das demais casas racionalistas cristãs em âmbito mundial ao dedicarem parte de suas vidas às atividades espiritualistas nelas realizadas, mas também as pessoas, militantes espiritualistas ou não, que contribuem, espontaneamente, para a preservação da estrutura material que dá suporte e continuidade ao Racionalismo Cristão em âmbito global.
Expressivo exemplo desse desprendimento é a colaboração voluntária e sensível que recentemente recebemos para a instalação na Sede Mundial de sistema de geração de energia solar mediante 213 painéis de última geração, com produção mensal de 14.000 quilowatts-hora, impactando positivamente nas finanças e nos recursos direcionados para a atividade fim do Racionalismo Cristão, que é a de fortalecer, esclarecer e espiritualizar os seres humanos.