RC não faz comparação com práticas religiosas

A família do meu pai frequentou a casa do Racionalismo Cristão. Hoje eu frequento um centro espírita, mas ainda não me encontrei. Gostaria de saber qual a diferença entre o espiritismo e o RC.

Resposta: Prezada, antes de responder a sua pergunta, gostaríamos de dizer que o Racionalismo Cristão respeita todas as formas de pensamento, pois todas fazem parte de um processo evolutivo. Sendo uma filosofia espiritualista e não uma religião, o RC tem sua forma própria de encarar o Universo e a vida. Talvez a mais fundamental seja a afirmação racionalista cristã de que o Universo é composto apenas de Força e Matéria. Esta, sem outro atributo que não seja a inércia e em constante transformação sob a ação daquela. A Força é a causa de todos os fenômenos, visíveis ou não, e está em permanente evolução.

Nas reuniões públicas do Racionalismo Cristão os médiuns estão blindados por fortes campos vibracionais de pensamentos formado bem antes do início dessas reuniões e em seu transcurso por todos os militantes espiritualistas.

Sob essa blindagem, recebem pensamentos de assistentes e de espíritos desprovidos de corpo físico que possam estar acompanhando esses assistentes, para que o orientador, à cabeceira da mesa, discorra sobre os ensinamentos desta filosofia espiritualista.

Esses espíritos são imediatamente encaminhados pelas Forças Superiores – espíritos que não mais precisam de um corpo físico pois já venceram todas as etapas da evolução terrena – aos seus campos de estágio, sem, entretanto, ser entabulado qualquer diálogo com eles.

O Racionalismo Cristão também não admite qualquer forma de julgamento ou castigo por parte de qualquer entidade, pois todos os espíritos sem um corpo físico, livres de todas as materialidades terrenas, em seus campos de estágio, terão plena consciência dos erros cometidos, e sendo seus próprios juízes, sentirão a necessidade de assumir novo corpo humano para processarem a sua evolução em cumprimento às leis de múltiplas existências e de causa e efeito.

O afastamento desses espíritos ocorre sem nenhuma atividade de oração, pedido ou súplica, mas sim de fortalecimento espiritual dos assistentes que querem efetuar mudanças em suas vidas e que, por meio da emissão de pensamentos denominados irradiações, exercem atração positiva dessas Forças Superiores.

Explica o RC nessas reuniões e em suas obras que todos somos espíritos vivenciando experiências em corpo humano, dentro de um processo evolutivo onde são necessárias inúmeras existências físicas, importantes ao desenvolvimento de vários atributos espirituais, tais como a inteligência, o raciocínio, a lógica, a vontade, o domínio próprio, a coragem e muitos outros; e submetidos a leis evolutivas como as de causa e efeito e atração, esta última, vinculada às vibrações dos nossos pensamentos.

Por essas emissões de pensamentos, recebemos intuições, que são a forma de mediunidade mais simples e comum a todos os seres humanos. Nossos pensamentos exercem, portanto, força atrativa tanto para o bem quanto para o mal.

Tudo o que aqui lhe falamos e muitos outros ensinamentos estão contidos nos livros Racionalismo Cristão, 46ª edição, e A vida fora da matéria, 24ª edição, principalmente em um capítulo específico intitulado Pensamento, uma vibração espiritual, que, se estudado atentamente, ajuda a pessoa no seu autoconhecimento, pelos ensinamentos que proporciona. São obras essenciais a estes estudos e que estão disponibilizados para aquisição no site www.livrariarc.net.

Como percebe, não efetuamos comparações, pois cabe a cada um, no uso do seu livre-arbítrio – faculdade espiritual que merece também um capítulo específico no livro – exercer suas escolhas e por elas ser responsável.

 Esperamos ter esclarecido suas dúvidas.