A Filial Campos dos Goytacazes do Racionalismo Cristão realizou, em 5 de outubro de 2025, reunião cívico-espiritualista em comemoração aos seus 92 anos de fundação. O evento, realizado na sede da instituição, reuniu representantes de diversas casas racionalistas cristãs da região, militantes espiritualistas, assistentes e visitantes locais.
Fundada em 4 de outubro de 1933, a Filial teve como pioneiros Joaquim Macedo e Emília Macedo, acompanhados por outros idealistas que deram início ao então Correspondente do Racionalismo Cristão. Com o tempo, a Casa foi elevada à condição de Filial, consolidando-se como referência na prática e divulgação dos princípios racionalistas cristãos.
A cerimônia teve a presença de dirigentes de várias unidades: José Roberto (Filial Miracema), Euzir Dias (Trajano de Moraes), Joelma Galante (Núcleo Macaé), Deonice Damasceno (Saturnino Braga) e Jomar Silveira (Cantagalo), que também atua como sub-representante Regional do Racionalismo Cristão no norte do Estado do Rio de Janeiro.
Na mesma ocasião, foi celebrado o 20º aniversário da Filial Saturnino Braga, também sediada em Campos dos Goytacazes. A Casa tem importância histórica por ter sido a última visitada pelo saudoso Humberto Rodrigues e a primeira a receber oficialmente o atual presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, diversos representantes discursaram. A militante Fátima leu a mensagem da Sede Mundial; Roseli Suet falou em nome da Filial Saturnino Braga; Antonio M. Pedra, filho de Iracema Isabel Pedra, leu a mensagem da Sede Mundial para a Filial Campos; Luiz Antonio representou a Casa anfitriã; Euzir Dias discursou por Trajano de Moraes; e Jomar Silveira encerrou os discursos representando a Filial Cantagalo, a Sra. Lucy Gonçalves da Costa e o presidente Gilberto Silva.
O evento reafirmou o compromisso da instituição com os valores racionalistas cristãos e homenageou os pioneiros que construíram um legado de espiritualidade autêntica.
Terminada a solenidade, os participantes uniram-se para a foto que registra suas presenças.

