Saber elogiar é uma arte, e que não sejam falsos elogios

O dicionário on-line Priberam (www.priberam.com.br) nos diz que elogiar significa louvor em favor de alguém. O elogio é uma arte que deve ser desenvolvida por você mesmo. Você sabe elogiar as pessoas?

Lembre-se que tanto a amizade como o amor necessitam da terra fofa da bondade, do sol do seu afeto, da chuva da sua generosidade e da brisa suave dos pequenos gestos, diariamente. Mas saber usar o elogio em horas próprias, lugares adequados e principalmente usá-lo com a veracidade é para bem poucos.

Existem vários tipos de elogios. Podemos enumerá-los para que busquemos usá-los de forma adequada e verdadeira:

1 – Elogio que vem da alma: reconhecemos o valor de alguém, e isso nos causa grande admiração pelo desenvolvimento de um assunto, trabalho ou algo mais específico dentro do segmento no qual estamos ligados pelos laços de ideais.

2 – Elogio falso: aquele que o grande feito é desdenhado pelo opositor. Porém, se ele é “obrigado” a fazer o elogio por pertencer à mesma instituição e carrega dentro de si ainda o tormento dos sentimentos inadequados da inveja e ganância, fará de tudo para estar ao lado daquele que supostamente faz o sucesso que ele gostaria de fazer. Aí vêm o famoso tapinha nas costas e o sorriso amarelo de falso apoio, como se isso não fosse percebido pela maioria. Esse opositor, na sua total falta de discernimento, se sente “o Grande”.

Todavia, não é nossa proposta mostrar o lado sombrio da força de que todos são dotados, mas sim pôr o elogio no seu devido lugar, aquele de merecimento real ao qual ele pertence na linha dos bons sentimentos.

O elogio é a forma de demonstração de uma virtude que já está bem elaborada no íntimo do emissor, saber elogiar é uma arte que precisa de total desprendimento das vaidades ainda existentes no íntimo de cada pessoa. O elogiar é o desprendimento real da inveja e maledicência, é total apreço pelo outro de vê-lo feliz e podendo contribuir de fato para o bem comum, seja no trabalho ou numa instituição e principalmente na vida.

O verdadeiro elogio eleva, enaltece, fortalece e anima a dar continuidade ao trabalho que está sendo desenvolvido. O falso elogio carrega um peso energético e vibracional negativo, que baixa a imunidade espiritual, mas quando repelido mentalmente o emissor recebe a carga redobrada do elogio mal-intencionado. Porém nem sempre o receptor consegue repelir, causando grande mal-estar e baixa de ânimo como uma falta de ar passageira. Esses falsos elogios, inclusive, são feitos de risinho escondido de satisfação pelo falso poder do mal que foi praticado com ares de grande ação.

Na vida encontramos de fato todas as lições para que possamos nos blindar com uma reflexão acerca de todas as possibilidades de aprendizado no mundo-escola Terra. Todavia o falso elogio vem carregando todos os defeitos que o emissor ainda possui em sua essência de uma vida abundante em ganância, recheada de inveja e coberta pela falsidade.

Portanto, é de grande importância buscar dentro de si a força de vontade de mudar a forma de elogiar, entendendo tudo que fazemos ao nosso semelhante vem agregado de energias e vibrações que poderão influenciar diretamente naquele que recebe, assim baixando ou elevando seu bem-estar espiritual. Jamais um falso elogio será bom para ambas as partes. A partir desse raciocínio, elaborado com total apreço pelo semelhante, teremos somatórios de grande passo no caminho do nosso progresso espiritual.