O presidente Gilberto Silva aconselha que, antes que se inicie a limpeza psíquica, os irradiantes devem prestar atenção ao sentido de cada palavra que a compõe para que, assim, possamos nos conectar aos campos vibracionais superiores do Universo e de lá possamos, então, receber seus fluidos fortalecedores. Isso quer dizer que nossa atenção deve estar voltada única e exclusivamente ao real significado dessas palavras, porque assim fazendo ativamos nosso pensamento, que é um poder espiritual, a criar imagens compondo os chamados quadros mentais.
Sabemos que é pela via do pensamento, que é vibração e poder espiritual, que trazemos para junto de nós vibrações superiores ou as inferiores derivadas de espíritos já desprendidos da matéria física e que, por desconhecimento da vida espiritual, permanecem na atmosfera fluídica da Terra, pois nosso pensamento é como um livro aberto, podendo ser lido por esses espíritos, já que o pensamento é a linguagem do espírito.
Ao criarmos pela consonância de nossos pensamentos elevados uma conexão direta com os superiores campos da espiritualidade, nos tornamos ativos pólos de atração para que as efluviações superiores possam romper a densa camada fluídica que envolve este planeta-escola e cheguem aos seres mais necessitados, levando-lhes conforto espiritual, ânimo, coragem e lucidez de raciocínio.
No livro Reflexões sobre os sentimentos, de Caruso Samel, no capítulo A concentração vamos encontrar: *A concentração emprega simultaneamente pelo menos cinco qualidades ou predicados do espírito, a saber: “interesse, atenção, domínio sobre si mesmo ou autocontrole, continuidade e persistência”.
Além desses predicados espirituais é preciso também considerar importantes nesse contexto a disciplina, a vontade e a serenidade como elementos imprescindíveis na arte de meditar, pois são conquistas espirituais que, aliadas umas às outras e às virtudes já mencionadas, conferem ao indivíduo melhor poder irradiante. A disciplina organiza, traz aperfeiçoamento e mais eficiência às nossas atribuições, refletindo no dia a dia dos indivíduos o cumprimento dos deveres.
A espiritualidade convoca vida disciplinada aos estudiosos como recomenda o Racionalismo Cristão. Logo a disciplina possibilita ao indivíduo manter-se sereno e no seu autocontrole, afastando a ansiedade tão prejudicial no trabalho da concentração.Note-se a disciplina sempre presente nos trabalhos de espiritualização realizados nas casas racionalistas cristãs e sem a qual não poderia haver a ordem, organização, pensamentos firmes, claros, bem definidos e alinhados com as normas espiritualistas tão necessários à reflexão e à união de propósitos imprescindíveis à concentração dos que compõem as fileiras espiritualistas.
A indisciplina reflete desordem, vacilação, perturbação psíquica, incerteza, insegurança e nada de bom pode produzir. A vontade como elemento propulsor deve ser animada pelos bons propósitos, pelo ânimo, pela energia, pela força de que é dotado o espírito para marchar em frente na direção das realizações e objetivos idealizados para bom êxito nas empreitadas. A vontade é fonte alimentadora dos pensamentos. Uma vontade fraca e vacilante não consegue gerar pensamentos virtuosos, construtivos e valorosos. A educação disciplinar areja a mente, de vez que, controlados os pensamentos, deixam os indivíduos de meditar discursivamente, podendo, como convém, orientá-los num sentido construtivo, elevado e digno de ser focalizado.
Luiz de Souza afirmou: “A concentração para alcançar êxito deve estar assentada em base firmada nos objetivos de ordem espiritualista emanados de um bom estado psíquico.” Não podemos deixar de mencionar a importância de saber manejar o pensamento não só nos horários estabelecidos para as irradiações mas também a vigilância no que diz respeito à sua essência e qualidade, requisito indispensável para a prática das boas ações, sentimentos e o bom cumprimento dos nossos deveres.
O pensamento se cultiva, se aprimora e se fortalece pelo poder consciente da vontade. Pensamentos fortes são claros, firmes e bem definidos. Com maior facilidade se concretiza um ideal quando se sabe pensar firmemente e se põe em ação uma vontade repleta de energia. Da obra essencial Racionalismo Cristão Vimos então que são vários os recursos espirituais que, agregados, concorrem para uma boa concentração e devemos fazer valer o melhor uso dessas potencialidades espirituais para que possamos lograr êxito no elevado ofício de levar o esclarecimento espiritual aos nossos irmãos em essência num trabalho conjunto com a filosofia racionalista cristã.