Saiba ouvir, seja tolerante e evite desentendimentos

Os seres humanos em geral consideram a vida muito complicada, porque não sabem lidar com as dificuldades que se apresentam no viver cotidiano a cada instante. Por isso, muita gente deseja ser alguém bem conhecido ao achar que pessoas famosas não passam por dificuldades, o que é pura ilusão, pois todos têm problemas a resolver, pela forma de pensar ou de se comportar em razão dos diferentes níveis de evolução espiritual que possuem.

Quando dizemos que as pessoas têm de ser tolerantes umas com as outras, muitas delas discordam porque acham impossível proceder dessa forma. Entendemos esse posicionamento, pois há situações em que ser tolerante equivale a ser conivente com o que é considerado moralmente inadequado, o que não invalida o uso da tolerância e de outras práticas da boa convivência, como a de ser compreensivo ao saber ouvir.

Saber escutar é uma virtude espiritual que pouca gente pratica no dia a dia. Existem pessoas que só querem falar, mas são raras as que sabem ouvir. Daí os desentendimentos no grupo familiar, no ambiente de trabalho, no meio social pela falta de tolerância e compreensão, por não haver o entendimento que cada ser humano pensa de acordo com o grau de crescimento espiritual que já alcançou e, por isso, não é possível obrigar alguém a pensar da mesma forma como pensa seu interlocutor.

Ao continuarmos na linha de raciocínio que leva em conta o nível de evolução espiritual do ser humano, podemos afirmar que perderá seu tempo em inútil iniciativa quem quiser que o semelhante, além dos pensamentos, também altere os procedimentos caso não lhe agrade a forma como o vê agir no cotidiano, uma vez que ninguém muda de conduta se a isso não estiver disposto.

Nesse caso, se a pessoa não se sente bem em determinado ambiente, o bom senso recomenda não mais o frequentar, a fim de evitar qualquer tipo de desentendimento com os demais frequentadores.

Por outro lado, se a pessoa não consegue aceitar as diferentes formas de pensar e agir dos semelhantes nos locais a que vai habitualmente, achando que só ela procede de maneira correta, é chegada a hora de fazer autorreflexão, de procurar no âmago os motivos que tanto a incomodam no convívio com os outros, porque certamente encontrará o que deve mudar na personalidade, e o mundo de escolaridade Terra tem muitas lições a serem aprendidas, para que a convivência seja respeitosa e harmoniosa e haja segura e efetiva evolução espiritual, a única finalidade de os seres humanos estarem neste planeta.