Saúde física e mental na visão de jovens racionalistas cristãos

O grupo O jovem e suas ideias, da Filial São Gonçalo do Racionalismo Cristão, discutiu, em sua reunião de junho, o tema Saúde mental e física. Na apreciação, cada integrante apresentou suas conclusões. A seguir, a opinião dos jovens no trato do tema proposto:

Introdução. Pessoas com a espiritualidade bem desenvolvida tendem a adoecer menos, a ter hábitos de vida mais saudáveis e, quando adoecem, não desenvolvem depressão e se recuperam mais rapidamente. Para muitas pessoas, a espiritualidade é uma fonte de força, de conforto, bem-estar, ideal e segurança. A saúde, em seu sentido mais amplo, não se limita apenas à ausência de doenças físicas, mas também incorpora o bem-estar emocional, psíquico e espiritual.

Leandra dos Santos de Almeida

Pensando bem. Quando se fala de saúde física e mental, devemos sempre pensar no lado positivo, o qual inclui ir a lugares bons e conservar o corpo físico, praticando exercícios físicos, e a capacidade de lidar com o estresse e os sentimentos, mantendo autoestima. Uma boa saúde mental, pois, pode promover sentimentos bons e saudáveis. Tudo isso nos leva a enfrentar, com galhardia, os problemas e as exigências da vida.

Luany dos Santos de Almeida

Preparo mental e físico. Para vencer dificuldades do dia a dia é importante bom preparo físico e mental. O primeiro depende de boas escolhas diárias, como, por exemplo, boa alimentação, práticas de exercícios físicos e boas noites de sono. O segundo advém da emissão de bons pensamentos e do bom exercício do raciocínio.

Uma boa saúde física e mental faz parte da conduta humana, através da qual se adquire a energia necessária ao desempenho de qualquer trabalho. As duas energias estão em constante ligação, quando aplicadas a uma disciplina em seu viver. Porém, quando não são praticadas junto a problemas que o ser humano venha a enfrentar em suas vidas, tem-se como consequência o surgimento de doenças psicossomáticas, tais como a ansiedade, a angústia, a depressão e outros males.

Natasha de Oliveira da Silva

A importância da limpeza psíquica para conservação da saúde física e mental. A limpeza psíquica é fundamental para recuperação a energia anímica. Essa energia anima o corpo físico e permite clareza mental, fator relacionado ao equilíbrio psíquico do ser humano, permitindo saúde e vigor espiritual.

Por isso, é importante saber pensar e se conduzir. O ser humano deve pôr em prática os magníficos princípios que aprendemos na nossa Filosofia. Nesse caso, por consequência do bem que faz, atrai para si os fluidos benéficos das Forças Superiores, equilibrando a mente e, por conseguinte, fica livre de qualquer doença psíquica.

Jefferson de Oliveira da Silva

Conclusão. A saúde física e a mental trabalham em conjunto. Então, se houver desequilíbrio em ambas as partes, pode acabar ocasionando doenças como: depressão, ansiedade, vícios, entre outras. Essas doenças mentais deixam sequelas físicas e, em alguns casos, sem cura. Para evitar e/ou sair desse caminho, usamos práticas racionalistas cristãs. Por isso, sempre orientamos que façam a limpeza psíquica, vão as reuniões pública e que leiam as obras racionalistas cristãs.

O nosso corpo físico é uma máquina orgânica concebida pela Inteligência Universal, utilizada pelo espírito para evoluir neste mundo de escolaridade, que é a Terra.  Ele tem como combustíveis bons pensamentos e uma boa alimentação. Se o ser humano perder o vigor corporal e o equilíbrio das emoções, terá dificuldades para cumprir suas obrigações evolutivas de bem aproveitar a existência com amplas ações construtivas.

Eduarda Mendes da Conceição