Se você acha que não dará certo, está bloqueando toda chance de mudança

Meu dia acaba assim que abro os olhos. Nada tenho que me  motive a querer continuar. Sou aquilo que menos me traz motivação, ou que menos me dá prazer. E não é fácil mudar, porque não é uma simples questão de comportamento ou hábitos. O que me desagrada em mim são, justamente, as coisas que não posso mudar. Como disse, não é uma questão simples de mau comportamento. E, sabendo que não haverá resultado, somado ao fato da insatisfação com o que sou e com o que não sou, não vejo motivo para eu ter que continuar fingindo para os outros que a minha existência tem finalidade e/ou alguma utilidade. Melhor seria me desligar desta vida e dar lugar a outros que, de verdade, desejam permanecer por aqui. Se fazemos planos, antes de vir para este mundo, o que seria planejado caso não houvesse mais desejo, vontade, motivação ou mesmo combustível, para continuar? É uma pergunta sem resposta. Por estas e outras que, cada vez mais não vejo qual o meu dever na Terra e, também, não vejo lugares, não vejo a direção que deveria seguir, para encontrar as respostas. Não por falta de vontade, mas por não saber o que procurar, e nem mesmo onde talvez possa achar, não traz qualquer tipo de motivação ou inspiração para procurar.

Daí por que não se pode querer não continuar? É, pela lógica, mais inteligente do que permanecer no erro, uma vez que só se sabe que está no erro, por falta de sucesso, mas não é possível corrigir um erro, quando não se sabe sua causa, e nem mesmo se sabe o que fazer, qual caminho seguir, para ter acesso a essa causa.

Resposta: Prezado, no seu relato você aponta algumas dificuldades que tentaremos comentar para ajudá-lo a superá-las. Suas palavras: “sabendo que  não haverá resultado, somado ao fato da insatisfação com o que sou e com o que não sou, não vejo motivo para eu ter que continuar fingindo para os outros que a minha existência tem finalidade e/ou alguma utilidade.”

Se você parte do princípio de que não haverá resultado, você já bloqueia qualquer mudança que possa desejar, pois seu pensamento está voltado para o insucesso. A base de seus problemas está nos pensamentos que alimenta. Foque toda sua atenção em seus pensamentos. Ainda suas palavras: “não vejo motivo para eu ter que continuar fingindo para os outros que a minha existência tem finalidade e/ou alguma utilidade”.

Realmente, viver para convencer outras pessoas de algo em que não compreendemos não leva a lugar algum. Sua atual existência nesta vida física tem, sim, uma finalidade e muita utilidade, para você. Procure estudar o Racionalismo Cristão que você diz conhecer através de outra pessoa que merece seu respeito.

Você já se dedicou a conhecer de fato essa filosofia espiritualista que nos mostra o sentido de nossa vida terrena? Parece que não se dedicou a esse estudo, pois nela você encontrará as respostas que diz não encontrar.

Esse é o caminho que lhe indicamos para que possa mudar seus pensamentos, encontrar o sentido de sua atual existência num corpo físico e compreender o real valor (para você e não para os outros) da vida, varrendo da mente essa ideia de que nada tem sentido.

Pode ter certeza de que encontrará orientações preciosas que, se seguidas, irão mudar totalmente sua vida. Uma delas, essencial para melhorar sua autoestima e seus pensamentos, é a prática diária da limpeza psíquica. Você pode, também, ser ajudado por algum profissional da saúde psíquica, que ouvirá o que tem a dizer e poderá ajudá-lo a ultrapassar esse primeiro  momento de total desapego a tudo. Também pode continuar a buscar nossa ajuda para ampliar seus conhecimentos da vida espiritual.