É muito importante que as pessoas sejam fortes para enfrentar e vencer as lutas cotidianas. Os embates do dia a dia pela sobrevivência muitas vezes causam apreensões ou até prejuízos de natureza material, mas nada comparável com os abalos morais decorrentes de injustiças, maledicências, deslealdades e incompreensões.
A fortaleza a que nos referimos não é a física, pelo uso dos músculos, por exemplo, mas a espiritual, que revela sobriedade nas palavras, moderação na maneira de agir e elevação na forma de pensar, porque os sofrimentos morais são mais fáceis de superar com pensamentos e sentimentos repletos de valor do que com agressões físicas ou verbais.
Muita gente acha que dizer tudo que lhe vem à cabeça ou agir de forma irrefletida é suficiente para resolver as dificuldades que surgem nos relacionamentos humanos, muitas vezes combatendo injustiças com outras injustiças ou se valendo de ações agressivas ao revidarem os maus-tratos recebidos.
Então, a fortaleza espiritual está na forma de o ser humano pensar, sentir e agir. Se for elevada, ele cresce espiritualmente, ao contrário daquele que age com truculência ou diz coisas levianas, comportamento que só revela fraqueza espiritual. Os fortes de espírito resistem a todas as ações indignas, ao passo que os fracos cedem diante delas.
Erram as pessoas que, sem qualquer reflexão, repetem o que ouviram dizer, e as que dão opinião sobre coisas que desconhecem sem medir as consequências. É preciso analisar os fatos, refletir sobre eles, porque da análise e da reflexão vêm a compreensão clara e a conclusão precisa. Sem esquecer do tempo, pois certas vezes dar tempo ao tempo é o bastante para se perceber o que está certo e o que está errado ou descobrir o que é verdade e o que é mentira.
A falsidade e a mentira sempre vêm à tona, por mais que a pessoa tente escondê-las no fundo da alma. As más ações podem demorar a aparecer, mas sempre surgem, trazendo sérias consequências para quem as pratica em desfavor dos semelhantes.
Portanto, os abalos morais sofridos não devem ser causa de malquerenças ou de vinganças, porque são fatores de crescimento espiritual quando são enfrentados e superados com pensamentos elevados e bons sentimentos direcionados para as pessoas que causam mágoas e tristezas.
O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que oferece alternativas de soluções para os problemas existenciais difíceis de resolver. Nas casas racionalistas cristãs, todos são acolhidos com carinho e atenção, todos encontram o apoio espiritual fortalecedor e esclarecedor que procuram.