Os seres humanos em geral reclamam com muita frequência de certas coisas que acontecem mundo afora: do custo de vida, da falta de tempo, das incompreensões e injustiças, dos fenômenos naturais e conflitos bélicos, e dos consequentes prejuízos que tudo isso causa em suas vidas. Os que reagem dessa forma geralmente estão ligados apenas aos aspectos materiais do viver, pois dizem repetidas vezes não conse-guirem o que desejam porque nada dá certo no dia a dia, e assim por diante. De outro lado, as pessoas que se voltam para o aspecto espiritual da vida conseguem perceber a beleza da presença da Força Criadora a incitar e movimentar a matéria organizada, desde a mais simples, como é um organismo monocelular, ao organismo mais complexo, o corpo humano, a estrutura desenvolvida pela Inteligência Universal composta por órgãos e sistemas a funcionar em total harmonia, e da qual se vale o espírito para o seu contínuo aprendizado no mundo de escolaridade Terra, com o fim de alcançar maior evolução.
As pessoas céticas esquecem-se de que ao lado das incompreensões e dos desmandos que observam ao redor do mundo também existem belas iniciativas por parte daquelas que se dedicam às causas consideradas muito relevantes, como a da proteção do meio ambiente ou a da defesa dos grupos sociais excluídos de seus direitos básicos por discriminações e preconceitos de toda natureza.
Os céticos nem sequer sabem da existência de pessoas que se destacaram no decorrer da história ao deixarem marcas indestrutíveis de êxito com seus trabalhos voltados para o progresso da humanidade, seja no âmbito material seja no espiritual, entre as quais podemos mencionar as dos grandes filósofos da Antiguidade, que formularam pensamentos analisados e discutidos até os dias atuais pelos estudiosos que buscam respostas para a origem da existência humana, ou as dos construtores de grandes monumentos em épocas em que a engenharia não contava com a tecnologia que existe agora, a exemplo das pirâmides egípcias, ou, ainda, as de mulheres e homens que se tornaram divisores de água na mecânica, haja vista a invenção da máquina a vapor, ou na medicina, com o surgimento da penicilina e o conhecimento da genética humana, além de inúmeras iniciativas e descobertas feitas ao longo do tempo em todos os ramos do conhecimento. Como explicar a existência de luminares destaques da inteligência humana como foram, entre tantos outros, Jesus, Confúcio, Martin Luther King Jr. e Luiz de Mattos, que legou à humanidade o Racionalismo Cristão? Como entender a passagem por este mundo de pessoas com tanta grandeza evolutiva se não for à luz da espiritualidade? Seriam seres humanos privilegiados, melhores do que os demais? Claro que não! Apenas estavam espiritualmente mais adiantados no individualizado trajeto evolutivo, ou seja, detinham mais sabedoria por mérito próprio em suas últimas vidas na Terra.
Sendo assim, todos devem contribuir dentro do possível com sua parcela de trabalho para as iniciativas construtivas e progressistas que sejam relevantes para a humanidade. O auto aperfeiçoamento espiritual com essa finalidade certamente conduz os seres humanos aos elevados campos vibracionais da evolução, pois este é o objetivo de quem está neste mundo.