Gostaria de receber conselhos e orientacões práticas de como uma pessoa pode desenvolver emoção e sentimento contrário à inveja.
Resposta: Prezada, para ajudá-la em sua intenção de libertar-se desse sentimento tão negativo, vamos começar por entender o significado de inveja. Em nossa pesquisa, encontramos a seguinte explicação:
¨Inveja é um sentimento complexo de angústia, desgosto ou raiva perante o que outra pessoa possui (bens, qualidades, conquistas), desejando ter o mesmo ou que o outro perca, ligada à frustração, inferioridade e comparação, podendo causar desconforto e comportamentos destrutivos, mas também podendo ser um motivador se trabalhada. É o desejo de possuir o que outra pessoa tem. Percebemos que tal sentimento resulta em angústia, desgosto e raiva, sentimentos que você deseja combater e eliminar de sua vida. O que é extremamente louvável, pois esses sentimentos causam desconforto e comportamentos destrutivos, extremamente indesejáveis em nossa vida.
Percebemos, também, que a inveja resulta de frustração, sentimento de inferioridade quando nos comparamos às conquistas de outra pessoa. Esse é o primeiro aspecto a ser evitado por você. Por que nos compararmos com outras pessoas se essa comparação causa resultados tão perturbadores em nossa vida?
Aprendemos, estudando os ensinamentos explanados pelo Racionalismo Cristão, que tudo o que nos acontece resulta de nossas escolhas, de nossas lutas por uma vida melhor. Portanto, podemos concluir que aquilo que outras pessoas conquistam devem estimular-nos a alcançar nossas próprias vitórias.
Também aprendemos nesta Filosofia espiritualista que tudo o que somos resulta de nossos pensamentos e de nossas ações. Não sabemos que lutas cada pessoa enfrenta em sua vida, mas sabemos que coragem e desejo de alcançar bons resultados e realização desse objetivo nos elevam espiritualmente. Por isso, ao invés de ficarmos atentos às conquistas dos outros, devemos voltar nossos olhos para nosso interior para percebermos o que estamos fazendo para alcançar melhores condições de vida.
Essa autoanálise nos conduzirá a melhor conhecimento de nós mesmos, pois saberemos que temos condições espirituais para conduzirmos nossa vida com mais acerto.
Você conhece seus atributos espirituais? Esse é um passo importante para alcançar seu objetivo de ter uma vida mais feliz. Você conhece a força que é o nosso pensamento? Pois é a forma como pensamos que pode orientar nossas ações voltadas para nosso bem, para nossos sucessos ou insucessos.
Chegamos à segunda parte do entendimento do que pode significar a inveja: mas também podendo ser um motivador, se trabalhada. Vamos refletir sobre essa motivação que pode ser trabalhada a nosso favor. Já oferecemos algumas ideias em nossa exposição: conhecer melhor nossos atributos espirituais e a força de nosso pensamento.
Esses conhecimentos são oferecidos pelo Racionalismo Cristão, que nos ensina a nos conhecer e nos ajuda a fortalecer nosso espírito para empreendermos essa busca de uma vida melhor dependendo totalmente de nós mesmos.
Essa busca será exigente. Você terá de realmente desejar mudar sua vida e não esmorecer na luta que vai travar para alcançar seu objetivo.
Você terá acesso a todos os esclarecimentos necessários estudando os ensinamentos explanados pelo Racionalismo Cristão. Se realmente estiver interessada, aconselhamos você a começar a estudar essa Filosofia espiritualista, lendo com atenção e refletindo sobre o que lê, estudando a obra editada com o mesmo nome desta Filosofia: Racionalismo Cristão.
Esperamos ter oferecido a você a orientação que nos solicitou. Caso se empenhe nessa busca (que, já explicamos, exigirá coragem e determinação de sua parte), pode enviar-nos novas mensagens caso surjam dúvidas e inquietações em seu estudo.

