A fundação do Racionalismo Cristão, há 115 anos, e o Dia da Espiritualidade, em 26 de janeiro, foram lembrados também na Filial Cachoeiro do Itapemirim (ES), que comemorou ainda os 41 anos da elevação da Casa a Filial, transcorrida em 13 de janeiro. Na cerimônia comemorativa, Antonio Carlos de Carvalho destacou que são 115 anos levando à humanidade fortalecimento, esclarecimento e conhecimentos sobre espiritualidade.
Esta magnífica Casa, destacou o dirigente, na administração de Nelcino Bitencourt de Miranda desenvolveu muito trabalho para divulgação do Racionalismo Cristão em nossa região. Devemos refletir sobre questões fundamentais da vida humana, porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor, e podemos aplicar a Filosofia para qualquer objetivo, baseado na razão e no bem-querer, ponderação e da justiça, e pensar sobre ciência, seus valores, seus métodos, podemos pensar nos próprios seres humanos, em sua vida cotidiana, uma história, uma canção popular, ser objeto de reflexão filosófica, sendo a evolução um princípio, e nela reside a vida no seu aspecto amplo construtivo e transformador.
O Universo é constituído de Força e Matéria, afirma o Racionalismo Cristão. A Força, no seu aspecto transcendente, é imaterial, incitadora e transformadora, e a Matéria é o elemento passivo e amoldável, não evolui nem possui atributos, esses são exclusivos da Força e se exteriorizam nos diversos domínios da natureza.
A pessoa que quiser fazer uma investigação sobre Força e Matéria encontrará campo aberto na literatura do Racionalismo Cristão para desenvolver o raciocínio e fortalecer suas convicções. O planeta Terra, que serve de escola para bilhões de espíritos em evolução de posse de um corpo humano contemplando o Universo em meditação sobre grandeza e investigação do sentido transformador da vida e o poder ilimitado da Inteligência Universal. O ser humano há de se conscientizar da imensa caminhada que terá de fazer na estrada da evolução. Por ser a evolução o propósito da vida, para alcançar tal fim todos dispõem de naturais atributos, aprimorados continuadamente mediante reflexão, disciplina e ação. A inteligência é o atributo mestre do espírito, raciocínio é como uma luz projetada sobre os problemas para torná-los claros e compreensíveis. A lógica dá à pessoa coerência na apresentação das atitudes, na concentração das ideias e ordenação dos pensamentos. A consciência de si mesmo faz com que o ser humano não ultrapasse suas possibilidades. Domínio próprio assegura ao ser humano o controle íntimo evitando atos e atitudes impensadas. Maturidade do aprimoramento dos sentidos, da compreensão exata das possibilidades, da justa apreciação dos fatos e do temperamento nas realidades da vida.