A escritora racionalista cristã Maria Cottas, médium, filha de Luiz de Mattos, nos diz: “na vida tudo passa” que, na tradição budista, tem a redação de “na vida nada é permanente”. Ambos esses princípios revelam uma só verdade, observável por qualquer pessoa mais ou menos atenta aos acontecimentos terrenos e aos procedimentos humanos. Dizendo de outra forma, tudo está submetido ao princípio da impermanência, tudo se deteriora e se extingue. Segundo Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), renomado químico francês, pai da química moderna, “na vida nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Esse tema lida, também, com mudança, que é outra palavra para “vida”; “viver” significa “mudar”, ou melhor, evoluir.
Nós sabemos que a vida é cheia de altos e baixos. Daí porque temos que estar preparados para desfrutar as situações tanto favoráveis como, também, as desfavoráveis. São favoráveis as situações que nos trazem felicidade e alegria de viver. As situações desfavoráveis ou difíceis para serem resolvidas requerem muita concentração, bom senso e controle das emoções. Recomendamos que as situações mais embaraçosas sejam resolvidas dividindo-as em pequenas tarefas, para conhecermos melhor os detalhes envolvidos.
Para lidar com situações difíceis, concentre-se em controlar suas emoções, como respirar fundo e refletir antes de agir, e busque soluções práticas dividindo problemas grandes em tarefas menores. É útil conversar com outras pessoas, como amigos, familiares ou profissionais, e praticar a escuta ativa, especialmente em conflitos. Outras estratégias incluem mudar pensamentos negativos, celebrar pequenas vitórias, definir limites claros e ser assertivo. Neste tema vamos tratar das situações difíceis e desfavoráveis, abrindo o nosso conhecimento para concluir que “na vida tudo passa”, devido às contingências do mundo-escola Terra. Para serem bem-sucedidos, sugerimos adotar as seguintes estratégias:
Refletir antes de agir. Nunca agir por impulso. Para isso mantenha sua mente e respiração bem controladas. Analise as possíveis consequências de suas ações até mesmo consultando amigos confiáveis.
Acompanhe no quadro o que você deve fazer.
Ao desenvolvermos a capacidade de nos adaptar às situações difíceis, devemos ter sempre como alvos essenciais os pilares da coragem, comprometimento, compreensão, confiança, controle e cooperação.
O sentido para a vida. A maior busca do ser humano, ou seja, do espírito de posse de um corpo físico, é a de um sentido para a vida. Mas não é só isso que buscamos. Buscamos, também, a harmonia, a felicidade e a paz de espírito através dos pensamentos, sentimentos e emoções positivas com a prática das virtudes que a nossa realidade terrena nos permite exercer. Tudo isso nos confere a melhor forma de evoluir.
Lidando com as situações difíceis. Lidar e resolver com sucesso as situações difíceis está diretamente relacionado com nosso planejamento espiritual feito em campo de estágio e à bagagem espiritual adquirida e consolidada nas múltiplas vivências pelas quais já passamos na Terra. Contudo, nada disso é fixo, tudo muda pela ação de nosso livre-arbítrio! Todos nós sentimos imensa satisfação quando vemos nossos esforços bem-sucedidos e acolhidos pelas pessoas com quem lidamos no nosso dia a dia. Saber e compreender que fizemos ou demos o melhor de nós mesmos com os recursos materiais e espirituais de que dispomos ao vencermos as adversidades da vida nos deixa felizes e a felicidade é um bem inefável e insubstituível por quem quer que seja.
Com toda certeza, a única coisa que realmente podemos dizer que temos é o momento presente que nos coloca frente a frente com múltiplos pensamentos, sentimentos e emoções, prontos para agirmos usando a faculdade do livre-arbítrio para praticar o bem. Apesar da importância aparente das coisas da vida, são elas que suportam a nossa evolução espiritual.
A impermanência como regra. Essas verdades foram colocadas no nosso livro Virtudes eternas, página 138, onde escrevemos “A impermanência é a regra; só é permanente e atua continuamente o processo de mudanças. Tudo está em constante transformação, mutação e evolução. Como a impermanência influencia todo o ambiente terrestre e a vida de todos os seres, tudo no plano terreno tem um prazo de validade. A impermanência em nossa existência faz parte de nossa condição humana. Para isso, basta observar quantas mudanças se verificam tanto em nossa vida como na vida de nossos semelhantes, enfim de todos os seres vivos”.
Portanto, sem qualquer sombra de dúvida, a única coisa que realmente podemos dizer que temos é o momento presente que nos abre a porta para múltiplos pensamentos e ações, ambos submetidos ao atributo da vontade, do raciocínio e à faculdade do livre-arbítrio.
Apesar da importância aparente das coisas da vida, são elas que nos dão suporte para a nossa evolução espiritual. Quando conseguimos aprender realmente com as coisas da vida, com cada coisa que nos acontece, estamos evoluindo, e muito!
Conclusão. Os seres realmente espiritualizados, aqueles que vivem com disciplina e possuem metas bem definidas na vida, são bem-sucedidos e vencem todas as adversidades por mais difíceis que sejam. Conhecem a impermanência das coisas e da vida na Terra e vivem com a alegria e felicidade possíveis neste nosso mundo de escolaridade.
• Divida os grandes problemas em partes menos complexas e resolva-as.
• Não se intimide com os problemas mais complexos.
• Comemore cada progresso obtido no exame e solução das partes.
• Seja assertivo, comunicando suas opiniões com clareza e firmeza.
• Compartilhe seus problemas com os familiares e amigos profissionais.
• Resolva os conflitos de interesse sem demora. Ouça a outra parte.
• Estabeleça limites claros e proteja-se de desgastes emocionais degradantes.
• Não deixe de pedir ajuda profissional nos casos de visível estresse.
• Procure ter calma e pratique a resiliência adaptando-se às situações.

