Desde criança estudo a filosofia racionalista cristã, nunca me interessei por outra corrente filosófica ou religiosa, e, apesar de ouvir as palestras na Sede Mundial e ter lido alguns livros e A Razão, nunca vi qualquer explicação para um evento que me atormenta há anos. E eu me considero esclarecida e consciente. Já pesquisei sobre o assunto na internet e o que encontro é sobre paralisia do sono.
Breve relato do que estou falando: recordo que desde meus 20 anos, quando durmo, não consigo acordar e tenho consciência de que estou dormindo. Às vezes me vejo dormindo, e outras me sinto em um lugar escuro e fico desesperada querendo acordar e não consigo, parece que estou desencarnada e depois de muita luta comigo mesma, às vezes consigo irradiar, mas ultimamente tem sido recorrente, uma vez por semana estou tendo esse pesadelo e acordo com o coração palpitando e ofegante. Pela ciência o cérebro acorda antes do corpo e pela espiritualidade? O que posso fazer para ter um sono mais tranquilo?
Resposta: Prezada, vejamos o que nos diz o livro Racionalismo Cristão sobre o sono: “Durante o sono, o espírito afasta-se com o corpo fluídico — do qual nunca se desprende — do corpo físico, sem interromper, contudo, a ligação entre eles por meio dos cordões fluídicos mencionados e pelos quais continua a lhe transmitir energia e vida.”
“Por mais extensas que sejam as distâncias que separem o espírito do corpo físico, jamais a ligação entre eles se interrompe, não só porque tal interrupção significaria o falecimento desse corpo físico, como pela natureza dos cordões fluídicos, que se estendem sem limites. Sendo assim, o espírito e o corpo fluídico somente deixam definitivamente o corpo físico após a morte deste.”
Esse afastamento do espírito com seu corpo fluídico é o que chamamos de desdobramento; o mesmo que ocorre com o médium acordado durante as atividades espiritualistas nas casas racionalistas cristãs. Sendo uma forma de desdobramento, espírito, corpo fluídico e corpo físico precisam estar integrados para que ocorra um sono perfeito. O mau funcionamento de qualquer das partes pode afetar o sono.
É preciso verificar primeiramente como está o desempenho do corpo físico, submetendo-o a exames periódicos, já que você, pelo que nos descreve, acreditamos que realize à noite a limpeza psíquica, procurando abrandar as atividades físicas e psíquicas antes de dormir, para que o espírito possa ascender a campos vibracionais mais diáfanos do que a pesada atmosfera fluídica da Terra e o sono possa ser tranquilo e reparador. Mas, quando não há esse abrandamento, deixando-se a pessoa levar por preocupações ligadas a atividades diárias, ou a noticiários, podem ocorrer as dificuldades descritas por você.
Sugerimos, além da limpeza psíquica, entregar-se antes de dormir a alguma leitura divulgada por esta filosofia espiritualista meditando sobre o que leu e propondo-se firmemente a dormir um sono reparador. Não esqueça também de recorrer a médicos para assegurar o bom funcionamento do corpo físico.