Velhice, preconceito e experiência de vida

Melhor idade, terceira idade, velhice, idoso. Todas estas expressões se referem a uma longa vida de  existência. Hoje ainda se tem muito preconceito com as pessoas idosas, até mesmo um certo desrespeito. Esse comportamento já vem de uma má formação de personalidade, de educação. A família é o esteio do bem-estar da humanidade.

A evolução do ser humano é necessária. O jovem de hoje será o idoso de amanhã. Somos todos irmãos em essência. Não se pode menosprezar quem quer que seja.

Por trás dos cabelos brancos há uma história de vida para contar e isso merece todo respeito. Não é o que vemos hoje. Há muito preconceito com as pessoas idosas. No mercado de trabalho são discriminadas, mesmo com um vasto currículo. No transporte, muitas vezes não se respeita o lugar reservado aos idosos, mas há muitos jovens, que, com certeza, vêm de uma boa educação, de bons exemplos de família, que respeitam esse direito conquistado.

Apesar dos cabelos brancos, costumo dizer que velho é apenas o passado, uma história de vida, mas o espírito continua jovem, ele não tem idade. Muitos tratam com desrespeito os idosos esquecendo que um dia vão estar do mesmo lado. Com a falta de esclarecimento espiritual, desconhecem a lei de causa e efeito, ou seja, o que se planta colhe. É sempre tempo de buscar o esclarecimento espiritual.