Viciado carece de carinho da família

Estou em desespero. Tenho um sobrinho, filho do meu irmão, que eu criei desde um ano e meio. Ele perdeu a mãe com quatro meses e a avó na mesma época. Ficou morando com o avó e o pai, mas quando estava com um ano e meio meu irmão veio morar comigo e com meu marido. Não tenho filho e considero este meu sobrinho como filho. Hoje ele está com 36 anos. Falo com ele para frequentar o Racionalismo Cristão, que frequento há muito tempo, mas ele não aceita tratamento. Trabalha com gado, bois de festa de peão. É o que ele gosta, mas infelizmente está viciado no álcool e droga. O que devo fazer?

Resposta: Prezada, aqueles que conhecem a vida espiritual sabem que o espírito passa por dificuldades neste planeta-escola para aprimorar os seus atributos, e quando consegue suportar as vicissitudes da vida tem a grata satisfação do dever cumprido. Por outro lado, quando a pessoa fraqueja e afunda em vícios, fica envolvida por cargas negativas que geram grande desequilíbrio psíquico, colocando-a como refém dos próprios erros e vícios. Há espíritos que, mesmo com todos os aconselhamentos fornecidos, recusam-se a tomar o rumo certo em sua jornada terrena, dificultando ou inviabilizando a sua pronta recuperação.

Falta ao seu sobrinho coragem e força de vontade para livrar-se desse terrível mal que o prejudica grandemente. E a ajuda familiar, com compreensão e carinho, é muito importante, mesmo que aparentemente não surta os efeitos desejados.

Por isso, sempre que possível converse com o seu sobrinho, chame-o à razão e ao bom senso, mostre-lhe que está trilhando um caminho perigoso que pode levá-lo à perda da encarnação.

Mantenha-se calma e confiante de que ele um dia vai perceber o grave erro que está cometendo e reagir no sentido de vencer esses vícios e voltar à vida normal, com alegria, paz interior e responsabilidade pelos seus atos.

Pratique a limpeza psíquica no lar, diariamente, nos horários disciplinares, se possível com o seu sobrinho presente. Habitue-se a ler as obras editadas por esta filosofia espiritualista, principalmente as essenciais: Racionalismo Cristão, A vida fora da matéria e Prática do Racionalismo Cristão, em suas edições mais recentes. Continue a frequentar as reuniões públicas em uma casa racionalista cristã, para receber os fluidos benéficos das Forças Superiores e orientações de grande valor espiritual.