Vida

José Amorim

O que é a vida? A vida é esse burburinho em que estamos mergulhados, ocupados com nossas preocupações pessoais: o cotidiano, as multidões, as guerras localizadas, a política, a inflação, enfim, o mundo que pisamos…

Burburinho que, quando levantamos o olhar para o alto, temos a impressão de que tem prosseguimento nas estrelas. E essa vida que prossegue já é observada continuadamente pelos cientistas, astrônomos, físicos e outros técnicos especializados, por uma plêiade de homens que vivem debruçados sobre potentes instrumentos, a vasculhar o Cosmos.

O telescópio de Galileu Galilei desenvolveu-se tanto que chegou hoje aos radiotelescópios, isto é, aos telescópios acoplados a satélites artificiais com os quais, no dizer desses mesmos cientistas, estamos lambendo praticamente as bordas do Universo.

As descobertas mais recentes da ciência estão mostrando, também, que a vida se expande sobre bases bem-organizadas. A terra que pisamos, faz parte de um sistema solar num aglomerado de estrelas – a Via Láctea, uma galáxia que em sua forma espiralada abriga cerca de 400 bilhões de estrelas diferentes, sendo o Sol apenas uma delas. Outras 100 bilhões de galáxias, ou muito mais, existem ainda neste Universo, tal qual a Via Láctea.

Esse apenas o Universo já conhecido por nós da Terra, dentro da vida infinita, e depois?

Depois do Universo considerado físico a vida deve expandir-se, apenas em termos de energia, que, ao se findar dá campo à pura luz espiritual – Deus!

Os cientistas que se limitam aos conceitos rigidamente racionalistas, já detectam uma ordem inflexível a manter e dirigir este cosmo. O sentido racional e infalível brota dessa ordem, onde o pensamento positivo é lei.

A nós que iniciamos a jornada por este cosmo sem fim, compete captar o sentido da inflexível lei que mantém o Universo em permanente segurança, e busca intimamente a mais perfeita sintonia com ela. Esse elo está no otimismo, na certeza do bem e na verdade, enfim, no pensamento positivo.

Publicado em fevereiro de1998.