Vida de dificuldades e nenhuma recompensa

 

Tenho um viver muito atribulado, até hoje só conheci trabalho, traição e muita dificuldade para vencer meus compromissos. Gosto de ajudar as pessoas que entram no meu caminho, mas após terem sido servidas me desprezam. Será que não sei escolher minhas amizades?

Sempre procurei ajudar, principalmente com apoio moral, incentivo e orientações dentro do possível, repassando conhecimentos e experiências, mas normalmente recebi desprezo e injúrias, mesmo de pessoas da minha família. Na verdade fui muito enganada e explorada. Fizeram até com que me afastasse de pessoas (hoje vejo que seriam boas amigas para mim).

Eu era muito jovem e ingênua. Fui criada para ser submissa, e quando não aceitava tal situação era enganada, desprezada. Continuo procurando boas amizades, inclusive profissionais para serviços de que preciso, e a cada dia parece ser impossível. Continuo lutando para conseguir, mas fiquei muito cautelosa e mais desconfiada. Assim consigo me defender um pouco, mas fico muito só. Sinto minha vida muito pesada, pois preciso fazer tudo sozinha.

Gosto de gente, de interação, animais, natureza em geral. Procuro ser honesta e amiga leal, mas com cautela, procuro fazer o melhor possível, porque acho que devemos tentar caminhar para a perfeição, mas estou sempre lutando sozinha. Até minha filha procura fazer tudo contra mim e me explorar, com raras exceções. Frequento o Racionalismo Cristão há muitos anos, luto para fazer tudo o que é ensinado e orientado, mas não sei o que está acontecendo. Gostaria de tentar interagir com essas pessoas que seguem essa filosofia, mas vivem esses problemas também. Acho que seria mais fácil se pudéssemos lutar juntas. Peço ajuda.

 

Resposta: Prezada, a evolução espiritual se faz individualmente embora a interação com o todo seja necessária, pois estamos em um planeta de aprendizado onde encarnam espíritos de diversas classes espirituais. A análise que vem fazendo sobre suas atitudes em relação a outras pessoas, inclusive sua filha, é que vai aperfeiçoando o seu raciocínio em direção a uma situação de equilíbrio, onde não seja demasiadamente submissa nem demasiadamente desconfiada, mas apenas cautelosa.

A interação com pessoas que estudam o Racionalismo Cristão, inclusive participando de grupos de estudos nas casas racionalistas cristãs, é uma forma de aprendizado em que não se deve esperar perfeições, o que só desaponta, mas apenas aprender que todos estão num processo evolutivo, dentro de sua classe espiritual – que ninguém sabe qual é, mas que é através desse conhecimento que nos tornamos mais tolerantes e mais atentos aos nossos próprios erros transformando-nos em pessoas melhores.

Continue na sua atitude de querer bem ao próximo, mas sem esperar reconhecimento, inclusive participando das reuniões públicas de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual, o que é também uma forma de colaborar, vibrando seus pensamentos de ajuda ao semelhante em interação com o Astral Superior.