Viva em equilíbrio

Seguir uma vida equilibrada cujo tempo para o trabalho, o estudo, a família, o entretenimento e o lazer sejam possíveis é um dos lemas dessa Filosofia. Na prática, o Racionalismo Cristão ensina o exercício do controle e uso do tempo, em suas diversas formas, de maneira correta para facilitar a evolução do espírito neste mundo-escola.

Na Terra, a Parcela da Inteligência Universal vive em interação com a matéria, usando o livre-arbítrio nas circunstâncias e experiências que se apresentam diariamente, sendo essa afirmação importante para se compreender o que está escrito posteriormente. Assim, se usam o corpo físico e os alimentos, fins orgânicos, para viver e se depende de relacionamentos e entretenimento, fins culturais, para continuar vivendo. Na evolução em nível humano é impossível viver só organicamente, como muitas espécies de animais fazem, porque se tem a necessidade de fins culturais, o que é próprio dos humanos. Mas como a vida é curta e o tempo passa rápido, deve-se estabelecer um método individual para se viver estando norteado por princípios espirituais elevados, fazer o bem e evoluir mais rápido.

Por isso, deve-se levar uma existência serena, racional e coesa, ou seja, em equilíbrio. O excesso em demasia prejudica a serenidade do espírito e traz malefícios à energia anímica, entrando em ligação vibracional com correntes negativas.

Para isso, se deve buscar comer alimentos saudáveis para aumentar o tempo de vida na Terra para o espírito evoluir mais; se afastar de pessoas nocivas sem julgá-las; fazer as mesmas ações nos mesmos horários para treinar a mente a praticar bons hábitos continuamente; ter opiniões formadas sobre diversos temas para não se influenciar por opiniões nocivas e parciais de outras pessoas quando essas são prejudiciais à evolução do seu espírito, não esquecendo, porém, que o estudo contínuo aprimora a sua própria percepção sobre a vida e o mundo; ter convicção no que pensa e faz, ou seja, fazer exatamente o que diz e fala a outros; escolher seus objetivos e persegui-los até o fim, mesmo que eles sejam impossíveis de se concretizar nesta existência, podendo ser realizados em outras; cuidar da sua vida e menos das dos outros; escolher para namorar e casar uma pessoa com a aparência que lhe agrade e com gostos, ideias, interesses, hábitos similares aos seus para não haver divergências, mas sim tranquilidade e paz no relacionamento conjugal.