Você sabe ser feliz?

A felicidade precisa ser cultivada com inteligência, todos os dias, todas as horas, todos os minutos, todo o tempo… Todos os dias, pegamos a bagagem do dia seguinte e a enchemos com aquilo que queremos ter no próximo dia. Se tivemos um dia ruim, com pouca felicidade, coloquemos na bagagem somente o que é bom; o que é ruim deixemos para trás, quando muito aproveitemos somente as experiências, que são lições preciosas para a própria felicidade. Desta maneira, podemos ser razoavelmente felizes.

A vida coloca todos os dias à nossa frente novos problemas, que às vezes se somam aos que já existiam e que não foram solucionados, em parte ou no todo. Mas isso é normal, uma vez que a Terra é um planeta-escola. E fica como se fosse uma fórmula matemática (problema x solução = evolução).

Por mais que imaginemos, o ser humano, uma inteligência superior, na realidade quase nada sabe sobre os desígnios da Inteligência Universal a respeito da evolução de suas partículas; o que para algumas pessoas, às vezes, representa felicidade, para outras não representa muita coisa (cada um tem uma visão diferente, um objeto diferente do que representa a felicidade). Fortuna, posição social, posse do objeto do desejo são algumas formas de as pessoas verem a pseudo felicidade.

É como se fosse uma ave de rica plumagem pousada em um galho de uma árvore à beira de uma floresta. A pessoa iludida por essa aparente felicidade acha que pode capturar essa bela ave. E vai se aprofundando na mata, porque a bela ave voa sempre para uma árvore adiante.

E no final da vida a criatura, cansada de correr atrás das ilusões, das aparências, retorna e verifica quanto tempo precioso perdeu em busca da felicidade ilusória.

Se, no entanto, a criatura não se deixar levar pelas aparências, verifica que tudo que se planta se colhe mais cedo ou mais tarde (e isso vale para o bem e para o mal).

Compreendendo a verdadeira espiritualidade e o sentido da encarnação e evolução do espírito, na passagem por este planeta-escola (apto a ministrar as lições necessárias), mesmo com luta, sacrifício, ela vai encontrar a felicidade espiritual a satisfação do dever cumprido.

Ser feliz não é difícil. É preciso apenas a criatura dominar suas tendências para o erro, para a ambição, para ilusões provenientes da matéria, e dar valor aos verdadeiros tesouros. E será feliz.

Publicado em junho de 2002.