Vontade de ser feliz

Vontade de ser feliz
Todos querem ser felizes… Ter vontade basta? Procurar a felicidade onde? Construí-la de que? Conquistá–la como? São indagações que nós fazemos a todo momento, à procura da tal felicidade.
É certo que apenas ter a vontade não bastaria, pois todos têm essa vontade e muitos são infelizes; procurá-la desesperadamente só traz desilusões e desânimo, ela não está em lugar algum e ao mesmo tempo em todo lugar; construí-la de passeios, viagens, festas, encontros importantes e até mesmo usando de todos os artifícios que o dinheiro pode proporcionar já foi provado que não é possível.
Então vamos conquistá-la doando-nos aos outros, quem sabe se dermos um pouco para os outros não recebemos de volta. Mas como posso dar, se não tenho?
Eis o grande segredo… a partir do momento que nos propusermos a doar-nos, passaremos a ter em abundância.
Ter não seria o termo correto, pois felicidade não se tem, e sim se é feliz.
Ela é um momento sublime, um estado de êxtase, algo que não se pode descrever, apenas sentir, não se pode armazenar, mas se pode proporcionar sem limites.
Podemos ser felizes vendo o semelhante feliz; claro que sim, mas como explicar isto?
Se ele está feliz, então a felicidade lhe pertence…, mas podemos compartilhar, e também ser felizes.
Queremos ser felizes a todo custo, e a maior felicidade está em fazer ou apreciar o semelhante feliz.
Aprendemos a guardar tristezas, melancolias, amarguras, ódio, desprezo e outras coisas tão ruins; mas ainda não sabemos transformar momentos felizes em vida feliz, não valorizamos a felicidade a tal ponto de conservá–la por tempo indeterminado.
Choramos ao lembrar de tristezas, e não recordamos de alegrias para transformar nosso dia ruim em um dia feliz. Não temos que viver bem para ser feliz, e sim ser felizes para vivermos bem.
Felicidade é união, é compartilhamento, é viver intensamente cada momento de nossa vida individual, mas em conjunto.
Somos parcelas individuais da Inteligência Universal, mas precisamos do outro para sermos felizes.
Viemos a este mundo-escola para aprender, trocar experiências, proporcionar felicidade, pôr nossos atributos em ação, combater tudo de negativo que temos; aflorar nossas alegrias, cultivar nosso bom humor, ter ânimo forte na busca de nosso eu realista e construtivo, para que todas essas ações em conjunto se transformem em felicidade.
Dizem que devemos amar nosso inimigo, quando na verdade não devemos ter inimigos.
Mas se surgir algum, faze como a água, contorna o obstáculo e segue teu caminho.
Temos que ter em mente que tudo que fazemos tem consequências. Então, devemos direcionar as nossas ações e pensamentos para produzir efeitos benéficos em nosso viver. Assim agindo estaremos garantindo ambiente favorável para intuições que possam direcionar as decisões corretas em momentos de aflição.
A vida não pode ser somente de alegrias, caso fosse, não buscaríamos corrigir os erros cometidos, evitando maior sofrimento e infelicidade.
Não serás feliz semeando dissabores, cultivando discórdia, regando inimizades, colhendo tristezas e distribuindo maldades.
Se queres ser feliz, pensa com elevação, age com prudência, respeita teu semelhante como ele é, afinal estamos trilhando a mesma trajetória evolutiva, cada qual usando os conhecimentos de que dispõe e pondo seu livre-arbítrio em ação, fazendo suas escolhas.
Planta alegria, cultiva a paz, rega boas amizades, e terás o fruto da felicidade para distribuir e apreciar.
Edison Alexandre
Militante da Filial São José do Rio Preto (SP)