Vontade e disciplina, base para uma vida proveitosa

“Elevemos os nossos pensamentos de profundo agradecimento aos construtores desta Casa: João Baptista Ferreira Lima, seu primeiro presidente físico, e Amílcar Lopes Cabral, seu Presidente Astral. Calorosamente abraçamos os queridos visitantes e companheiros das outras casas racionalistas cristãs que vieram abrilhantar essa comemoração trazendo-nos o calor da sua presença e o seu incentivo.”

Assim abriu seu discurso na solenidade comemorativa do 38º aniversário da construção da sede própria da Filial Avenida de Holanda (Ilha de São Vicente, Cabo Verde) do Racionalismo Cristão o presidente da Casa, Antonio Vera-Cruz. Suas palavras focaram a vontade, a disciplina e a ordem. Disse o presidente:

“A execução de qualquer projeto depara com muitas dificuldades a serem vencidas. A vitória só é possível com o cultivo permanente da vontade, disciplina, método e pensamentos elevados.

A vontade é a alavanca para se chegar ao sucesso, a chave do êxito. É um atributo espiritual que se desenvolve com os sucessos alcançados ao longo das múltiplas existências. É perseverante, duradoura e avança para o objetivo. Abre caminho ultrapassando as dificuldades que surgem. As pessoas espiritualizadas dotadas de vontade espiritual não têm atitudes egoístas e trabalham para o bem da humanidade. São determinadas, não desistem dos seus objetivos. São perseverantes e constantes no ritmo que emprestam à ação, aliada à disciplina e à ordem. Nunca se afastam do ideal humano. Têm um sentido de vida muito claro, decisão, constância, ritmo, identidade e objetivos bem definidos. Não alimentam dúvidas que debilitam a vontade. O espírito dotado de vontade forte vence as dificuldades ou as contorna para chegar à vitória.

A vontade é o primeiro atributo da consciência, mas não se realiza sem disciplina e ordem. A disciplina é um estilo de vida e faz parte da identidade da pessoa. O Universo é disciplina, é ordem, e não caos. Tem inspiração idealista, fundamenta-se em princípios, em valores.

É uma virtude enquanto vontade educada para a prática do bem e rejeição do mal. Não é coerção, é convicção. É compromisso do ser para consigo próprio, é ter responsabilidade. Exige sacrifícios. O ser disciplinado faz o que deve ser feito, mesmo sem ter vontade. Não é favor que se faz a alguém, é obrigação que se autoimpõe. Não se pauta pela rigidez, mas pela flexibilidade e adaptação às circunstâncias imprevistas.

Encontra-se numa disciplina integral de vida onde há tempo para várias atividades, em que umas não atrapalham as demais e os objetivos são claros e não difusos. Não há conflitos, porque foram definidas e hierarquizadas as prioridades.

Necessita de uma agenda, de um calendário, de um ritmo, para o que se faz no dia, na semana, no ano. Está associada ao estudo e ao raciocínio, ao controle das emoções, aos bons pensamentos e sentimentos. Conduz ao crescimento espiritual e ao progresso material.

As pessoas que sabem organizar-se têm horas para tudo, para deitar, levantar, fazer a limpeza psíquica, tomar refeições, trabalhar, desfrutar de lazer e descanso. Têm uma vida econômica e financeiramente estável, dão conta das suas responsabilidades, dos compromissos que assumem, cuidam da saúde, fazem exercícios físicos, e, mais importante ainda, desenvolvem-se como seres humanos. O tempo sobra quando há ordem e disciplina. Há paz de espírito, há felicidade. São felizes os componentes dos lares que se destacam pela ordem e disciplina.

Sem vontade e disciplina não há tempo para a limpeza psíquica diária, para reflexões e meditações, não há controle de pensamentos, sentimentos e emoções, não se frequenta com assiduidade as reuniões espiritualistas, não se encontram soluções para os problemas e surgem a ansiedade, a depressão e o desequilíbrio psíquico. É indispensável viver com o cultivo permanente de bons pensamentos, sentimentos superiores, força de vontade, disciplina e método, e ainda fraternidade, compreensão e amor.