Uma vida de ponta-cabeça

Estou confusa quanto à minha vida pessoal e profissional. Preciso de ajuda. Na fase do meu desenvolvimento, vivenciei acontecimentos que geraram sentimentos de medo. Estive em orfanatos, com insegurança, desconfiança, abandono e sofrendo abusos. Após os 13 anos fui resgatada por duas pessoas que me tiraram daquele ambiente, me apoiaram, me deram carinho e segurança. Sempre disseram que eu era capaz de fazer o que quisesse.

Resumindo: entrei na faculdade e superei todas as expectativas; me formei com 23 anos. Trabalhei dois anos, sempre encarando os desafios, mas acabei me envolvendo com um antigo professor da faculdade, 19 anos mais velho que eu. Descobriu meu celular e conversamos seis meses até que aceitei sair com ele. Era casado, mas me fez juras de amor, queria que fosse a mãe dos seus filhos, sua esposa. Disse que estava em processo de separação, e eu, ingênua, acreditei. Dias depois a esposa dele ligou para minha mãe é contou tudo. Perdi meu chão, fiquei muito chateada.

Nessa ocasião passei em um processo seletivo em outro estado, e no meio de tanta confusão decidi ir embora para tentar esquecê-lo, pois já tinha um certo sentimento por ele. Mudei e me deparei com um mundo totalmente diferente, me senti sozinha, insegura e com medo. Iniciei minhas atividades como profissional e acabei me deparando com situações complicadas, me desiludi e, após uma semana longe de casa, sem me alimentar direito, sem dormir, acabei voltando e entrei em uma fase meio complicada, me vi em pânico total, pensei até em me suicidar, já não sabia quem eu era como pessoa e profissional.

Após o retorno quis resolver o problema do romance não resolvido. Mandei mensagens, telefonei, mas ele não respondia. Fui ao seu local de trabalho, mas também não consegui falar. Queria resolver a questão de qualquer jeito, até que consegui falar com ele. Conversamos e ele disse que não tinha me enganado, que tudo que me falou era verdadeiro, mas estava passando por um processo difícil (morte de um irmão) e com isso acabou aproximando-se da ex e que tentaria salvar seu casamento. Chorei na hora, pois estava gostando dele, mas passou e me senti um pouco aliviada, pois havia resolvido um problema.

Depois disso me vi desempregada e cheia de contas para pagar e também com uma dúvida cruel: se voltaria a trabalhar ou se entraria para a área da docência, fazendo mestrado e doutorado. Tenho medo de não conseguir e estou um pouco debilitada ainda com toda essa situação e com dúvidas sobre minha vida profissional. Tenho muito medo de errar e machucar pessoas, pois me cobro muito, sou perfeccionista. Tenho poucos amigos e vivo pela minha família. Então, peço ajuda, pois acredito no RC, são pessoas muito evoluídas.

Resposta: Prezada, o que está travando suas iniciativas e gerando tantas dúvidas é o sentimento de medo e insegurança que está alimentando. São sentimentos enfraquecedores. Por isso está tão confusa e debilitada. Você já tem no íntimo as respostas para suas dúvidas. Basta deixar que aflorem. Para isso, deve manter-se calma e ter confiança em si mesma. Nenhum espírito encarna para ser derrotado. Ao contrário, vem com ânimo para enfrentar e vencer as dificuldades próprias do viver terreno. Portanto, cabe a você vibrar seu espírito positivamente a fim de energizar-se e poder usar a coragem que todo espírito traz ao resolver encarnar neste mundo-escola.

O Racionalismo Cristão oferece-nos orientações para que saibamos bem conduzir nossa vida terrena. Aconselhamos você a seguir essas orientações. Para adquiri-las, basta estudar, refletir, pôr seu raciocínio em ação, e verá que tem condições de fazer escolhas adequadas de que resulte satisfação pessoal. Basicamente, o Racionalismo Cristão nos orienta a estudar, a fazer a limpeza psíquica diariamente e a frequentar as reuniões públicas de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual realizadas nas casas racionalistas cristãs.

A limpeza psíquica é uma prática de higiene mental, uma forma de se obter equilíbrio interior e tranquilidade espiritual, recomendada pelo Racionalismo Cristão. Consiste nas irradiações, cuja finalidade é estabelecer contato com as Forças Superiores. As irradiações não são um agrupamento de palavras para serem repetidas automaticamente, mas encerram elevado sentido espiritual e concentram, na sua essência, um resumo doutrinário do Racionalismo Cristão.