Não desanimar nunca

Não desanimar nunca
No caminho da vida, logram êxito as almas que, a par do esforço tenaz e consciente, trazem dentro de si a coragem de afrontar toda situação, por mais angustiosa que seja. Os homens de valor não perdem tempo com lamúrias, que nada resolvem, e procuram remover, com ânimo forte, as dificuldades que encontram em seu caminho, por maiores que sejam, deixando para trás os tímidos, os vacilantes e os irresolutos.
Nas lutas travadas contra os obstáculos, por mais fortes que sejam, vence o homem de ação, o homem que confia em si mesmo, o homem que tem coragem e valor para enfrentá-los. A vida humana sempre os teve e continuará a ter. É lutando contra as dificuldades que o espírito se engrandece.
O homem de caráter compreende que, mesmo depois de uma derrota sofrida ocasionalmente, a presença da calma e da firmeza é fator preponderante contra a debilitação e o afrouxamento das disposições de remarcar o caminho da vida, podendo reconquistar algo perdido somente quem, depois da queda, não se conforma com a perda e, confiante nas suas forças, volta a lutar com a ousada resolução de vencer a peleja. A vida humana sempre teve e sempre terá embaraços a obstar o seu progresso e por esse motivo o “não desanimar nunca” deve ser o lema de conduta de quem almeja o êxito e não o fracasso.
Leitor amigo, não te rendas diante dos infortúnios. Por maiores que sejam os problemas que tiveres de enfrentar, poderás vencê-los com o poder da tua inteligência e a força resultante da saúde do teu corpo físico. Procura tirar da vida o que ela possa oferecer-te de melhor e sobrepõe-te aos insucessos, transformando uma derrota sofrida em degraus para nova vitória.
Publicado em 19 de dezembro de 1985
Cap.PM Rodrigues da Silva