12 anos do Correspondente Macapá

A sede correspondente do Racionalismo Cristão, em Macapá (AP), foi palco da celebração dos 12 anos de atividades dessa filosofia espiritualista, em concorrida cerimônia após reunião de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual, que teve a participação e a colaboração de militantes da Filial Belém.

Fundado em 2007, pelo juiz de Direito Saloé Ferreira da Silva, o Correspondente abriu a reunião comemorativa com o Hino Nacional brasileiro, seguido da saudação do presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, e do presidente da Filial São Paulo, Herval Tavares de Campos.

Os participantes da festiva reunião, prestigiada pelo prefeito do município de Mazagão, João Costa “Dudão”, ouviram também os pronunciamentos do fundador e presidente do Correspondente e do representante da Casa-Chefe para o Norte do Brasil e presidente da Filial Belém, Ediel Oliveira de Matos.

 

Saudação da casa-chefe. Citando os militantes e simpatizantes do Racionalismo Cristão residentes nas cidades de Macapá e Mazagão como uma grande família reunida em torno da causa racionalista cristã, o presidente Gilberto Silva enfatizou a liderança do presidente Saloé, como o orientador do progresso que se verifica no Correspondente que, ano a ano, vem sustentando a presença da filosofia racionalista cristã na cidade:  “… e nesses 12 anos do Racionalismo Cristão em Macapá muito se tem feito em prol dos nossos semelhantes, nesse estender a mão, para que possamos ajudar pessoas  e, claro, quem bem faz para si está fazendo. Portanto, parabéns aos militantes e assistentes. Recebam todos, daqui da Casa-Chefe um grande abraço”, finalizou Gilberto Silva, na mensagem projetada em telão.

Herval Tavares de Campos, um dos principais incentivadores da implantação do núcleo e do correspondente amapaense, manifestou sua satisfação de poder projetar sua mensagem de incentivo e regozijo, por saber do crescimento contínuo do Racionalismo Cristão em Macapá. Herval disse sentir-se muito honrado ao regozijar-se com os companheiros e amigos na comemoração tão grata para toda a comunidade racionalista cristã.

 

Homenagem ao RC. O presidente Saloé Ferreira da Silva foi o terceiro orador do evento. De improviso, destacou seu entusiasmo pela adesão demonstrada pelos presentes ao evento promovido pelo Correspondente e por denotar o interesse que se revela da atitude do povo e das autoridades de Mazagão, onde um bairro inteiro homenageia a filosofia espiritualista ao adotar o nome Racionalismo Cristão e denominar importantes artérias com os nomes dos principais ícones do RC, que, a partir de projeto de lei do prefeito João Costa, “Dudão”, aprovado pela Câmara Municipal, passaram a chamar-se Padre Antonio Vieira, Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas e Humberto Rodrigues.

Saloé exaltou a participação e a colaboração da Filial Belém, na pessoa de seu presidente, Ediel Oliveira de Matos, da médium Maria Araújo, que atuou na reunião espiritualista que antecedeu a comemoração cívica e do militante Coraci Souto, ambos octogenários que não mediram esforços para comparecer à solenidade. Dizendo que aos 12 anos a casa espiritualista macapaense atinge a adolescência, partindo para a maturidade com a missão de difundir a mensagem do Astral Superior que se resume em esclarecer as pessoas para que possam vencer as dificuldades com galhardia e conscientes de sua condição de espíritos encarnados.

Traçando um panorama da condição atual por que passa a humanidade carente de formação espiritualista que transforme a vida das pessoas pela força do pensamento, evitando o cometimento de erros, Saloé lembrou das dificuldades que enfrentou no início, recorrendo ao presidente da Filial São Paulo, Herval Tavares de Campo, que o acolheu por seis meses, proporcionando-lhe absorver os fundamentos do Racionalismo Cristão e tomar a iniciativa de implantá-lo na cidade de Macapá, conclamando os colaboradores a prosseguir no esforço de crescimento e expansão do Correspondente e à criação do núcleo em Mazagão, onde o Racionalismo Cristão se fortalece com a perspectiva da construção da futura sede própria.

 

Benefícios. Coube a Ediel Oliveira de Matos, representando a Casa-Chefe, o encerramento da reunião. Ediel Matos discorreu sobre as linhas de atuação do Racionalismo Cristão e a importância da filosofia espiritualista para a transformação da humanidade com a obtenção dos conhecimentos proporcionados pela literatura disponível e pelos benefícios auferidos pelos seguidores dos ensinamentos legados por Luiz de Mattos ao codificar a filosofia racionalista cristã. Textualmente, disse: “Cada nova Casa ou as que completam aniversário no curso de sua existência enche-nos de satisfação, por sabermos ser mais um integrante do grande farol que ilumina a humanidade, contribuindo para torná-la mais fortalecida, mais esclarecida, mais fraterna. Portanto, companheiros, fortaleçam-se espiritualmente para, juntos, levarmos adiante a bandeira do Racionalismo Cristão. Congratulemo-nos todos com os dirigentes da Casa-Chefe, na pessoa do seu presidente, Gilberto Silva, pela atuação que desenvolve em favor da Filosofia e das casas racionalistas cristãs, enaltecendo a obra de nossos mestres astrais, Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas, Humberto Rodrigues e muitos outros que integram a plêiade do Astral Superior.