26/1/1910 e 20/10/1956 – memoráveis datas para os racionalistas cristãos

Significativa parcela da comunidade racionalista cristã se reúne presencialmente uma vez mais para comemorar o aniversário da sede mundial do Racionalismo Cristão que, há exatos 67 anos, em 20 de outubro de 1956, foi inaugurada tendo à frente o idealizador, incentivador e líder da construção deste monumento à liberdade, o também consolidador da filosofia racionalista cristã e seu então presidente, Antonio Cottas, e, junto a ele, o vice-presidente Roberto Dias Lopes, a quem coube a grande missão de chefiar a comissão encarregada de executar as obras de engenharia civil.

Tudo começou em 26 de janeiro de 1910 com a fundação do Racionalismo Cristão por Luiz de Mattos, igualmente autor da filosofia racionalista cristã, tendo ao lado o cofundador Luiz Thomaz, que se prontificou a construir, entre outras Casas, a antiga sede mundial, antes conhecida como Casa-Chefe, o hoje Solar Luiz de Mattos.

De livre pensador, Luiz de Mattos passou a espiritualista convicto após amplo estudo das ciências humanas, sociais e da natureza, com especial atenção para o das ciências médicas e a literatura em geral, notadamente dos filósofos da Antiguidade aos contemporâneos, e, em especial, ao das doutrinas espíritas tão em evidência no final do século XIX e início do XX, legando à humanidade o Racionalismo Cristão, filosofia espiritualista inovadora e libertadora das pessoas presas a dogmas, crenças e fanatismos, enquanto Luiz Thomaz, financista por excelência e econômico por natureza, dava apoio material amplo e consistente à implantação e sustentação da filosofia de vida do Racionalismo Cristão, visto que reúne normas de conduta para um viver consciente, equilibrado e harmônico.

Várias lutas foram enfrentadas e vencidas ao longo do tempo por esses quatro dirigentes do Racionalismo Cristão. Nenhum deles desanimou diante das dificuldades por que passaram, pois sabiam que tudo relacionado à nossa filosofia espiritualista no plano físico é resultado de um planejamento feito em campo astral muito antes da sua fundação e da abertura da primeira casa racionalista cristã.

O que queriam Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas e Roberto Dias Lopes? Projeção social, ganho financeiro, fama internacional? Claro que não! O objetivo era fortalecer, esclarecer e espiritualizar os seres humanos, para que tivessem melhor aproveitamento da existência, uma vez que todos são espíritos em evolução de posse de um corpo físico em múltiplas vivências na Terra.

Ao compreenderem a influência das leis evolutivas sobre a realidade da vida, as pessoas teriam um viver mais ameno, saberiam como se conduzir no cotidiano, evitando sofrimentos desnecessários, como os decorrentes de desequilíbrios psíquicos de muita gente desenganada inclusive pela psiquiatria oficial, mas recuperada pelo método de normalização psíquica criado por Luiz de Mattos e posto em prática nas casas racionalistas cristãs.

Desde essa época, o Racionalismo Cristão continua, e continuará sempre, a tarefa de fortalecer, esclarecer e espiritualizar a humanidade, uma vez que esse é o caminho que todos podem percorrer e que conduz à liberdade de pensar e agir, de ter raciocínio lúcido para tomar boas decisões, de fazer bom uso do livre-arbítrio voltado para a prática do bem, assim como usufruir da felicidade decorrente do dever cumprido.

Entre as lutas mais recentemente, lembramos a da pandemia, que obrigou o fechamento das casas racionalistas cristãs em razão do isolamento social recomendado pelas autoridades sanitárias em âmbito global. Foi experiência duríssima, sem igual precedente, mas enfrentada com valor e coragem pelo presidente do Racionalismo Cristão, que inovou ao criar formas de atividades espiritualistas realizadas a distância, sejam as reuniões públicas e as dos grupos de estudos da Sede Mundial, os atendimentos personalizados ou programas específicos, a exemplo do Conversa com o presidente, tudo realizado com o uso dos recursos disponíveis da tecnologia digital, o apoio fundamental dos militantes espiritualistas e a participação progressiva de mais assistentes, aumentando a divulgação do Racionalismo Cristão ao redor do mundo.

No intervalo de tempo de 20 meses em que as casas racionalistas cristãs ficaram sem a plena realização de suas atividades espiritualistas presenciais, o presidente do Racionalismo Cristão, diretores da Sede Mundial e de filiais e correspondentes reuniram-se periodicamente também a distância, quando então surgiram ideias e sugestões relacionadas à forma de expor e praticar o Racionalismo Cristão, à sua divulgação mediante o uso das mídias sociais próprias e à atualização de sua terminologia.

Esses valiosos estudos e suas conclusões precisas serviram de base para a redação do texto final da 46ª edição do livro Racionalismo Cristão, tornando-o mais moderno, inovador e acessível ao entendimento dos leitores, independentemente do nível de escolaridade e de conhecimento que tenham acerca da espiritualidade.

Essa obra literária torna-se, a partir do seu lançamento como parte das festividades de mais um aniversário de fundação da Sede Mundial, uma leitura obrigatória para as pessoas que queiram conhecer a espiritualidade autêntica legada por seu autor à humanidade, pois, apesar de atualizada, conserva os imutáveis conceitos e princípios filosóficos e disciplinares estabelecidos pelo grande mestre espiritualista e humanista Luiz de Mattos.

Sendo assim, convidamos a todos para que estudem a espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão e divulgada, bem como praticada, nas casas racionalistas cristãs físicas e virtuais, pois assim consideramos as mídias sociais próprias. Nossas Casas abrem suas portas para receber e fortalecer os prezados assistentes de reuniões públicas presenciais, da mesma forma como as reuniões públicas a distância do Racionalismo Cristão realizadas pela Sede Mundial esclarecem as pessoas que delas participam com suas indagações e dúvidas, muito bem respondidas com base na filosofia racionalista cristã pelos orientadores no exercício da sua presidência, para que os sofrimentos tão frequentes neste mundo sejam enfrentados e superados pela força que todos têm dentro de si ao usarem de forma adequada seus atributos e suas faculdades espirituais, encontrando a felicidade que tanto procuram durante suas vidas.