35 anos da Filial Ribeirinha

Os 35 anos de fundação da Filial Ribeirinha (Cabo Verde) e os 14 de abertura de sua nova sede foram comemorados com casa cheia, conforme realçou o presidente da Filial Ilha de São Vicente e representante regional da Casa-Chefe, Antero Filipe dos Santos, em seu discurso de saudação aos presentes.

“Mais uma vez nos encontramos numa jornada de trabalho, tomando parte nesta reunião cívico-espiritualista, também uma oportunidade para, prazerosamente, abraçarmos os militantes, amigos e simpatizantes do Racionalismo Cristão destas redondezas”, afirmou.

“Este é mais um momento para, juntos, religarmos os nossos pensamentos às grandes esferas da espiritualidade para que por elas possamos ser bafejados com fluidos benéficos de grandiosos espíritos, aqueles que passaram por este campo vibracional, quando encarnados, e agora, nas suas dimensões astrais superiores, continuam com maior vivacidade a sua tarefa do esclarecimento dos seres encarnados na Terra e que, hoje, nos seus respectivos mundos diáfanos, satisfeitos por verem que os seus esforços nesta cosmopolita ilha de São Vicente, afeita à espiritualidade, não foram em vão, quando decidiram dar continuidade à Filosofia de Luiz de Mattos em Cabo Verde, mais precisamente no nosso querido Mindelo”, afirmou ainda. E acrescentou:

“Citemos, por exemplo, João Miranda, Bento Antonio Lima, Matias Soares, Mario Duarte Lopes, Inocência Lima e João Baptista Ferreira Lima.”

Disse ainda: “Temos a satisfação de observar a casa cheia de gente ordeira e interessada, comprovando assim, mais uma vez, que as realizações efetuadas pelo Racionalismo Cristão em todo o mundo, e muito em particular nestas ilhas atlânticas, são um alerta para os que efetivamente desejam entender a composição do Todo Universal como Princípio Inteligente e Matéria, dois elementos defendidos tanto pela nossa querida Filosofia, quanto pela movimentação que, ao longo dos 109 anos da sua existência, vem testemunhando a grande visibilidade que se vem dando a essa instituição com o grande contributo desprendido pela sua militância, viabilizando, assim, o grande Projeto do Astral Superior na Terra, iniciado por Luiz de Mattos.

 

Mudanças. Representando a Filial do Racionalismo Cristão, em Avenida de Holanda, seu presidente efetivo, Antonio Simas de Oliveira Vera-Cruz, e seus militantes, Alcides João Ramos parabenizou dirigentes, militantes e frequentadores da Filial Ribeirinha pelo dia especial.

Alcides João Ramos sugeriu mudanças para a produção de outras dinâmicas, que permitam a expansão do Racionalismo Cristão, vincando a sua presença cada vez mais em Cabo Verde.

“De fato, é possível reforçarmos a nossa presença e ação. Por exemplo, podia-se começar com a melhor gestão de militância, investindo no seu preparo em termos científicos, filosóficos e disciplinares, para se pôr cobro a ruídos de relacionamento dentro das nossas filiais, permitindo, assim, mais motivação e elevação dos índices de desempenho dos deveres e tarefas por parte da nossa militância. Consequentemente, propiciando internamente mais união e que sejam extensivas em relação às outras filiais do Racionalismo Cristão nesta ilha, e não só em Cabo Verde de uma maneira geral”, afirmou.

Recomendou o incentivo aos grupos de estudos, principalmente para jovens, transformando-os em viveiros de militantes e dirigentes do Racionalismo Cristão, “pois temos que investir nas crianças e nos jovens para garantir a boa comunidade da nossa filosofia espiritualista.”

Enfatizou a necessidade de promover-se mais intercâmbio entre as casas racionalistas cristãs, intercâmbio esse que seria em vários níveis com a participação de auxiliares, médiuns e orientadores.

“Há necessidade premente de nos sentirmos como um todo; um bloco unido, e entendermos de uma vez por todas que a nossa força está na união, e assim teremos que perder esse individualismo e trabalhar em equipe, em conjunto, aproveitando bem os recursos humanos de que dispõem as nossas Casas, gerindo e otimizando as especificidades de cada militante; uma gestão que seria mais equilibrada e justa, para não dar motivo a melindres e descontentamentos entre militantes que se julgam injustiçados. É claro que, nesse processo de renovação e de inovação, não poderemos descurar do cumprimento do que está exarado nos livros essências do Racionalismo Cristão.

 

Prática. O presidente da Casa aniversariante, Arlindo Flávio da Silva, expressou seu reconhecimento a todos “os presentes nesta festa espiritual de comemoração que nos reporta aos quadros lindos de ser imortalizados pelo desprendimento da matéria e sua aplicação em valores de ordem espiritual. Estamos pensando naturalmente nos nossos baluartes que se entregaram, de corpo e alma, à construção destas sedes, em épocas de engrandecidas lutas espirituais ganhas sempre”.

“Estamos lutando, num mundo onde interagem espíritos das mais diversas categorias, cada um com os seus valores já adquiridos e com as suas aspirações acalentadas. Com a frequência aos trabalhos espirituais, a leitura dos livros editados pela filosofia racionalista cristã a limpeza psíquica realizada nos lares, de manhã e à noite, os participantes e estudiosos da espiritualidade vão elevar os níveis evolutivos da humanidade, para a saúde, a paz e a prosperidade, valores convergentes à felicidade relativa que se pode usufruir neste planeta, onde nos encontramos todos para o treinamento da convivência entre irmãos, influenciada pelos princípios de ordem superior”, afirmou.