79 anos da Filial Vicente de Carvalho

A Filial Vicente de Carvalho do Racionalismo Cristão (RJ) comemorou com reunião cívico-espiritualista e almoço de confraternização, no dia 1º de dezembro de 2019, os 79 anos de sua fundação.

O presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, que participou do almoço, presidiu a reunião. A parte cívica foi aberta com o discurso da presidente da Casa, Vanda Coutinho Pandolpho, que ressaltou a importância da inauguração de uma casa racionalista cristã, seja correspondente, seja filial, pois cada uma que se inicia é um marco no desenvolvimento espiritual da humanidade.

A presidente da Casa, destacou o trabalho de integração entre as casas racionalistas cristãs, que tem proporcionado grande benefício, quando uma auxilia outra na organização das reuniões públicas que tanto beneficiam a todos com a disciplina codificada pelo mestre Luiz de Mattos.

A presidente relatou a história do Racionalismo Cristão na região de Vicente de Carvalho, que teve início em novembro de 1940 como correspondente, em um humilde barracão localizado na Rua Taturana, 599.

Enalteceu a figura do fundador da Casa, José André, que adquiriu com seus próprios recursos os dois lotes na Rua Flamínia, onde foi erguido o prédio da Filial, a qual presidiu desde correspondente por 24 anos, e hoje empresta o nome à sala das crianças dessa filial e é presidente astral da Filial Vitória do Racionalismo Cristão.

A Sra. Terezinha Miranda, presidente da Filial Nova Iguaçu, discursou em nome dos presidentes e representantes de casas racionalistas cristãs presentes, e destacou: “Estejamos sempre unidos, sabemos como a humanidade está precisando dessa união e nós estamos nos espiritualizando a cada dia. Racionalistas cristãos, temos que estar unidos cada vez mais também com a nossa Casa-Chefe e todas as filiais para que possamos cada vez mais ajudar a humanidade que tanto precisa. Parabéns a todos dessa filial, à presidente Vanda, a todos por esse belo trabalho!

No discurso de encerramento da reunião cívico-espiritualista, o presidente Gilberto Silva incentivou a união das casas racionalistas cristãs e a expansão do Racionalismo Cristão e homenageou o presidente astral da Filial Vicente de Carvalho, Manoel Luiz Garcia: “É sempre motivo de satisfação vermos as casas unidas. Isso é fundamental para que possamos cada vez mais ajudar nossos semelhantes. Eu queria dividir com vocês a satisfação de termos mais uma casa racionalista cristã.  Na sexta-feira foi realizada a primeira reunião de um correspondente em Paris, terceira Casa na cidade. Senhores presidentes, não se surpreendam: 55 militantes a Casa começa, é fantástico mesmo o crescimento do Racionalismo Cristão mundo afora, e isso é que naturalmente promove o esclarecimento, não só fortalece as pessoas psiquicamente, fortalece também por consequência fisicamente, esclarecer, este é o objetivo do Racionalismo Cristão.

Desde a sua fundação Luiz de Mattos primava por transmitir conhecimento às pessoas. Ele queria que mais e mais pessoas se esclarecessem sobre a realidade da vida e foi esse exatamente um dos fundamentos para que ele pudesse criar o Racionalismo Cristão, porque é mais que codificar, é o autor da ideia. Portanto, Luiz de Mattos é o criador do Racionalismo Cristão.

Claro que ninguém faz algo sozinho, e ele teve o concurso de Luiz Thomaz, que foi fundamental, e também de muitos outros seres que a ele se somaram para poder trazer a lume esta verdade, estes ensinamentos, e que eles não ficassem protegidos no sentido de não serem do conhecimento da humanidade. Daí nosso lema – esclarecer espiritualmente e aqueles que se esclarecem estando fortalecidos, se espiritualizam. Portanto está aí a tríade do objetivo do Racionalismo Cristão: fortalecer, esclarecer e espiritualizar os nossos semelhantes.

Conhecemos muitos fatos da história desta Casa e reconhecemos este esforço, este denodo, esta luta que veio lá desde José André, aqui também com a participação astral de Manoel Luiz Garcia. Talvez os mais novos não saibam quem foi Manoel Luiz Garcia, que foi militante da Casa-Chefe, era amicíssimo de Antonio Cottas. Por Antonio Cottas ele arriscou a vida, porque quando Antonio Cottas, no início da década de 1940, foi injustamente acusado de coisas absurdas e esteve preso, e não se tinha, naquele período de recessão, habeas-corpus, Emir Nunes de Oliveira, brilhante advogado, conseguiu que Antonio Cottas saísse da prisão, e quem o acolheu em sua casa, sem que ninguém soubesse foram Manoel Luiz Garcia e sua esposa, Odília Garcia, casal dedicadíssimo ao Racionalismo Cristão.

Manoel Luiz Garcia era dono das fábricas de sabão Russo.  Ele era riquíssimo, no entanto, racionalista cristão convicto, arriscou toda a sua condição para abrigar Antonio Cottas naquele período, a fim de que então fosse esclarecida toda aquela situação injusta e por conseguinte ele muito contribuiu com o Racionalismo Cristão.

E vejam como é a história, vejam o respeito que se tem que ter para com as pessoas. A gratidão, que é um sentimento tão infelizmente vilipendiado, tão esquecido por parte dos seres humanos que recebem ajuda, recebem apoio, atenção, carinho e muitas vezes viram as costas para aqueles que o ajudaram, mas não foi isso que aconteceu com Manoel Luiz Garcia.  Ele já bem idoso, não conseguia pôr-se de pé durante as reuniões, mas fazia questão de receber o público na Casa-Chefe. Era ele que ficava no portão da Casa-Chefe, e Antonio Cottas, então tendo sido pressionado por pessoas que não conheciam a história e queriam que Antonio Cottas tirasse Manoel Luiz Garcia daquela função, disse: enquanto ele viver, enquanto eu viver, ninguém mexe com o Manoel.  Ele vai ficar lá porque ele gosta de fazer esse trabalho, ele gosta de receber as pessoas.  Que se coloque uma cadeira para que ele fique sentado, porque ele não tem mais condições de ficar em pé. E assim foi feito”.