80 anos da Filial Petrópolis

“É com grande alegria que nos reunimos nesta noite para comemorarmos os 80 anos da inauguração da sede própria desta Filial do RC, que aconteceu no dia 21 de março de 1943.” Assim iniciou seu discurso o dirigente geral da Filial Petrópolis, Geraldino Inacio de Araújo, na reunião cívico-espiritualista que marcou a passagem da data.

Nos anos posteriores à inauguração, visitaram a Casa vários amigos desta Filosofia, lembrou Geraldino, como, por exemplo, Humberto Rodrigues (hoje Presidente Astral do RC), e esposa, Marluce Rodrigues; Fernando Faria (Presidente Astral de nossa Filial), e esposa, Sonia Faria; Lucy Gonçalves da Costa (representante regional do RC nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo); e o atual presidente físico do RC, Gilberto Silva, e esposa, Iraci Silva.

“Nossa gratidão eterna em especial aos valorosos companheiros que participaram como colaboradores do RC, não importando o cargo que ocuparam nesta Filial Petrópolis como valorosos soldados, sempre unidos e dispostos a abrir as portas de nossa Filial para receber o distinto público”.

Neste mês de março, Petrópolis comemora seu aniversário de 180 anos de fundação. Cidade acolhedora, de clima agradável e belezas naturais que atraem turistas que a procuram em busca de sossego.

“Plagiando um pouco verso do hino da Cidade de Petrópolis, dizemos que o Racionalismo Cristão caminha para frente e para o alto, progredindo, através de sua expansão, pelo Brasil e pelo mundo, não só através de suas Casas físicas, mas, e principalmente, pelas mídias sociais e, hoje, pelas reuniões a distância, orientando e alertando a todos que têm a oportunidade de participar dessas reuniões, presenciais ou online, sobre a importância da espiritualidade na vida dos seres humanos e do estudo e prática dos ensinamentos ministrados pelo RC, sabendo que, se aplicados no nosso dia a dia, conseguiremos um caminhar mais ameno neste planeta escola enquanto aqui estivermos, disse o dirigente.

E finalizou: “Com paciência, coragem e determinação, procurando evoluir cada dia mais, continuaremos nossa luta, sabendo que um dia encontraremos a felicidade plena, que tanto almejamos.”

Em seguida, disse Lucy Gonçalves da Costa: “É uma alegria que se renova, quando estamos juntos de pessoas que pensam na mesma direção, que almejam o mesmo ideal”. E prosseguiu: “Os anos passam, mas a disciplina deixada por Luiz de Mattos é sempre lembrada por todos os seguidores, “amor ao próximo com respeito, valorizando a todos com igualdade, sem discriminação de cor, nacionalidade, cultura ou religiosidade”.

Nesta escola espiritualista não há imposições ou cobranças, cada um recebe conforme sua capacidade de entendimento. O progresso espiritual de cada estudante chega normalmente pelo esforço próprio realizado nessa direção. Todos são livres e as oportunidades de aprendizado são iguais para todos.

Na obra intitulada Racionalismo Cristão, 45ª edição, vão encontrar os principais atributos espirituais. A filosofia racionalista cristã valoriza a família, a amizade, a empatia, a solidariedade, o otimismo, a compreensão, a tolerância, sentimentos que irão mudar a convivência do ser humano para melhor perante a sociedade.

O Racionalismo Cristão volta-se também para os jovens, precisam de boas orientações para que possam ter um roteiro seguro na formação dos princípios da moral, da dignidade e do caráter. Pais e filhos não estão neste planeta unidos no mesmo lar por acaso, mas por escolhas realizadas nos campos espirituais. Além de pertencerem a laços familiares tão importantes que os unem, precisam também ser grande amigos.

Sabemos que a responsabilidade de impulsionar a contínua expansão da filosofia racionalista cristã é de todos os militantes e frequentadores das filiais, correspondentes e núcleos do RC, em âmbito mundial.

Senhor dirigente-geral desta Filial, receba os nossos parabéns pelo trabalho magnifico que vem realizando com muita dedicação a essa causa espiritualizadora para o bem-estar dos moradores dessa cidade maravilhosa, que é Petrópolis.”