Praticar o bem é dever de todos, e a evolução espiritual agradece

Muitos seres humanos enfrentam em suas vidas ingratidões justamente das pessoas que mais auxiliam, das que estão mais próximas, até mesmo dos familiares, sem encontrar explicação lógica para esses acontecimentos.

Partem de pessoas que conservam no âmago comportamentos impróprios, como pouco-caso, ingratidão, egoísmo, ambição desmedida, temperamento voluntarioso, entre tantos outros que precisam ser eliminados do corpo fluídico na formação da personalidade durante a existência em curso, o que não ocorreu em vivências passadas.

Para tal fim e auxiliados por espíritos de maior evolução, seus espíritos escolhem nos respectivos campos de estágio núcleos familiares cujos integrantes tenham como valores morais o altruísmo e a abnegação, que nada mais são do que gestos de desprendimento e renúncia em favor do próximo. Por isso, é importante para as pessoas que convivem com situações dessa natureza dar exemplos edificantes que marquem de maneira significativa as de comportamento rebelde ao redor, pois certamente deixarão registros no subconsciente que irão auxiliá-las na superação dos comportamentos inadequados, engrandecendo a personalidade, dignificando o caráter.

Todavia, essas pessoas, por mais que possam ainda expressar atitudes impróprias, sempre trazem de seus campos de estágio algum aprimoramento de certos atributos espirituais, que também irão produzir atitudes bem-vistas pelas demais com quem convivem, produzindo trocas de experiências relevantes e enriquecedoras da individualidade que são como espíritos em evolução no conjunto da sociedade.

As lutas ligadas às mudanças comportamentais são difíceis de vencer, porque o aprimoramento dos atributos espirituais inatos aos seres humanos não é homogêneo, não se dá ao mesmo tempo no processo contínuo de seu desenvolvimento, uns ocorrendo de forma mais rápida do que outros, condição que explica os problemas psíquicos e as condutas das pessoas em geral.

Por isso, ninguém se deve deixar levar por desânimos, mágoas ou ressentimentos, que são comportamentos incompatíveis com pessoas espiritualizadas. É necessário compreender que as relações humanas estão intimamente ligadas às transcendentes leis evolutivas, principalmente às relacionadas ao viver cotidiano, como a lei de atração e a lei de causa e efeito, pois, ao serem bem utilizadas, contribuem, significativamente, para a evolução espiritual individual e coletiva.

Todavia, esperar reconhecimentos, elogios ou qualquer contrapartida por parte de quem é beneficiado é uma perda de tempo, pois praticar o bem é dever de todos perante a coletividade e traz grande benefício evolutivo individual. O importante é manter contínua a preocupação de auxiliar os semelhantes, sem desânimo. A vida é um sucessivo processo evolutivo, que exige aprendizado constante, como o oferecido pelas casas racionalistas cristãs, verdadeiras escolas de espiritualidade em âmbito mundial.