Filial Palmeira das Missões revive Antonio Cottas nos 45 anos da sede

Reunião cívico-espiritualista a distância, realizada em 14 de maio, comemorou o 45º aniversário da inauguração da sede da Filial Palmeira das Missões (RS). Presidiu a cerimônia Gilberto Silva, presidente mundial do Racionalismo Cristão, diretamente do Rio de Janeiro.

Depois da reunião pública, deu-se início à comemoração cívica sob a direção do diretor-geral da Filial, Arsênio De Boni. Lembrou Arsênio o início do Racionalismo Cristão na cidade, quando o presidente na época, Orides Marques de Oliveira, hoje Presidente Astral da Filial, com o apoio de Mozart Camacho, então presidente da Filial Pelotas (RS), conseguiu formar um núcleo e fortalecê-lo até chegar a Filial. Em 16 de maio de 1976, foi inaugurada a sede atual.

Lembrou também dos racionalistas cristãos que estiveram na inauguração. “Foram momentos de muita vibração quando Antonio Cottas entrou no salão, pois ele fisicamente era acompanhado do Presidente Astral do Racionalismo Cristão, Luiz de Mattos”, disse Arsênio. Antonio Cottas presidiu a primeira reunião da nova sede.

Destacou que a Casa de Palmeira das Missões foi visitada por Humberto Rodrigues e Dona Marluce e também por Gilberto Silva e Dona Iraci, e Gilberto Silva presidiu a reunião cívico- espiritualista no 36º aniversário.

Em seguida, discursou o secretário da Filial, João Odacir Scherer Fruet, citando a beleza do Racionalismo Cristão e dizendo que devemos estudá-lo para vermos que estamos fazendo o bem para nós e para a humanidade. Na sequência, Vilson Vieira, diretor geral da Filial Florianópolis e representante da Região Sul do Brasil, comentou a conservação da sede, que está sempre em boas condições, e parabenizou Gilberto Silva pela rapidez com que estabeleceu o sistema de reuniões públicas a distância (RPD), permitindo a continuidade das reuniões e “dando condições para ocorrer momentos como este.

Logo após, Gilberto Silva apresentou um áudio com trecho do discurso de Antonio Cottas na inauguração. Nele, além da voz do consolidador do Racionalismo Cristão, o que causou grande alegria, ouvia-se também o choro de uma criança, que hoje é militante da Filial Palmeira das Missões.