Você é parte da Inteligência Universal, espírito em evolução num corpo físico

Inumeráveis seres humanos desconhecem por completo que são emanações da Inteligência Universal, ignoram que são espíritos em evolução na Terra de posse de um corpo físico.

Então, como fazer com que essas pessoas compreendam o que é a evolução propriamente dita e o que são as transcendentes leis evolutivas? Ou que elas se voltem para o aprimoramento de inatos atributos e o uso correto de faculdades espirituais, uma vez que desconhecem sua composição astral e física?

As pessoas que não têm o esclarecimento espiritual que o Racionalismo Cristão defende, divulga e pratica nas casas racionalistas cristãs normalmente vivem sob o viés da materialidade. Buscam, somente, os prazeres imediatos e, assim, tentam obter, sempre mais e por quaisquer meios, muitas vezes desonestos, anseios e bens materiais.

Ainda sob o jugo exclusivo da visão materialista a respeito do viver terreno, existem as pessoas que procuram ter projeção social, intelectual ou política e aquelas que possuem uma ainda carente capacidade de raciocínio sobre as coisas da vida. Com esse tipo de comportamento ou precário aprimoramento espiritual, tornam-se inaptas para lidar com as adversidades.

Justamente por lhe faltar a visão espiritualista sobre os reais propósitos da vida, boa parte do conjunto humano é incapaz de enfrentar com êxito as dificuldades naturais do viver, conforme são as calamidades públicas, de que é exemplo marcante e lamentável a pandemia com que o mundo se defronta neste momento.

As condutas inadequadas e a falta de interação saudável nos relacionamentos, somadas às ambições desmedidas que só visam a ganhos ilícitos, mesmo diante das desgraças humanas que provocam, tudo isso cria os tristes quadros de miséria moral que se observam por aí, pois os seres humanos distantes do esclarecimento espiritual não conseguem pensar de forma coletiva. Por serem vaidosos ou egoístas, assumem atitudes visando tão somente seus interesses ilusórios ou mesquinhos.

As pessoas movidas pela vaidade ou pelo egoísmo são as mesmas que querem sempre impor suas ideias, mesmo que não estejam preparadas para dar opinião sobre o que falam ou criticar aquilo que é proposto de benéfico sem oferecer solução melhor em troca. Por essa razão, muitos desatinos são cometidos no momento atual, em que o sentimento do medo, do desespero e da tristeza de um lado e, do outro, a vontade do ganho fácil assolam tanta gente.

Os inadequados pensamentos e sentimentos resultantes de radicalismos criam correntes vibracionais negativas que penetram e percorrem a atmosfera fluídica da Terra, interferindo no raciocínio, no domínio próprio e na vontade das pessoas. Isso dificulta ou mesmo impede que aquelas açoitadas por reveses tomem decisões coerentes e corretas no sentido de que as adversidades sejam superadas.

Então, perguntamos: como acabar com as situações de pânico para umas pessoas e de revolta para outras? E respondemos: não há outra saída que não seja a do esclarecimento espiritual proporcionado pelo Racionalismo Cristão e, em razão de tanto, a ser levado, incansavelmente, a todos os lugares.

A filosofia racionalista cristã deve ser disponibilizada aos seres humanos em geral, utilizando as casas racionalistas cristãs em âmbito mundial e as mídias sociais próprias, quer pela palavra escrita, quer pela fala coloquial, pois a humanidade necessita dos seus amplos ensinamentos, para se conduzir na vida com mais acertos do que erros.

Todavia, não podemos dizer que só coisas negativas são vistas neste momento de convívio com uma doença infectocontagiosa de caráter pandêmico. Muitas ações de solidariedade humana foram tomadas, como o exemplo brasileiro de ir às ruas nos grandes centros urbanos e distribuir entre as pessoas desabrigadas alimentos, roupas, materiais de higiene e outros bens de consumo imediato, muito embora o nível médio de pobreza tenha aumentado em âmbito global, por causa dos acontecimentos que ressaltamos e dos inaceitáveis preconceitos étnicos, sociais, culturais e religiosos existentes mundo afora.

O estado de carência material e espiritual em que as populações vivem convoca os racionalistas cristãos ao trabalho presencial, sejam os integrantes de sua militância espiritualista, sejam os assistentes assíduos das reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs, pois que estes já conhecem de forma satisfatória os conceitos e princípios de nossa filosofia de vida e, por essa razão, neles também se apoiarem as Forças Superiores, porque todos sabem muito bem quanto são importantes ao participarem de nossas atividades.

Não podemos adiar nem um minuto a mais o que deve ser feito em benefício da humanidade. Contudo, cumprir as medidas sanitárias e a legislação de cada país em que estão situadas as nossas Casas, bem assim as normas disciplinares para a realização de reuniões públicas presenciais e virtuais estabelecidas pela Sede Mundial são obrigações de todos, a fim de que as ações espiritualistas e administrativas ocorram com a necessária segurança e eficácia.

Finalmente, queremos registrar e enaltecer a determinação, o empenho e a vontade, tanto de militantes quanto de assistentes, ao promoverem as reuniões públicas a distância e delas participarem durante os vários meses em que elas foram realizadas e dizer que as Forças Superiores, como sempre fazem, trabalham diuturnamente no sentido de fortalecer, esclarecer e espiritualizar os seres humanos, seja de forma presencial ou virtual.