Mais que uma casa, a sede mundial do RC é um lar

Amigos, é com imensa satisfação que hoje celebramos a passagem de mais um ano de construção da sede mundial do Racionalismo Cristão. Devido à nossa escassez de palavras e expressões para descrever tão sublime momento, é a maior dificuldade por que passamos em ocasiões como esta. Todavia, impulsionados por um conjunto de sentimentos elevados, dos quais ressaltamos a gratidão e a alegria de estarmos aqui reunidos, preparamos com muito apreço este pronunciamento, que visa, a um só tempo, a comemorar uma data magna e a congraçar laços de amizade e respeito. Assim abriu o presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, seu pronunciamento no encontro via internet.

Pessoas dos mais diversos setores da sociedade adentram o recinto da Sede Mundial em busca de respostas e de refrigério para suas almas sofridas. Ali os mais abastados e os menos abastados, os jovens e os longevos, os eruditos e os leigos, os cosmopolitas e os provincianos, enfim, todos os indivíduos, independentemente de sua condição social ou etnia, recebem o mesmo tratamento respeitoso, o mesmo calor humano: todos são bem-vindos e mesmo esperados.

Os que chegam buscando o aperfeiçoamento do caráter e a ampliação de suas virtudes encontram estímulos e orientações precisas em nossa Filosofia de vida no sentido de alavancar seus legítimos ideais. Aqueles, porém, que tendem a identificar-se apenas com quem lhes exalte a personalidade e lhes fale em tom meloso recebem um choque de realidade terno, mas também vigoroso, muito útil às almas, mormente às que, mesmo trilhando a senda do desatino, possuem internamente os germes da dignidade e do apreço pela justiça.

Outros há ainda que, entorpecidos pelo materialismo obscurantista, ao ouvir as palestras proferidas, fundamentadas no bom senso e destituídas de artificialismos, iluminam a consciência, dando-se conta de que a vida não se finda no túmulo.

Toda menção à sede mundial do Racionalismo Cristão suscita em nós – como já tivemos ocasião de mencionar –, e em todos que nos ouvem, notas de encantamento e gratidão. Encantamento porque as memórias recolhidas naquele ambiente nos deleitam a alma e nos fazem experimentar emoções sublimes e elevadas. Gratidão, em primeiro lugar, porque essa virtude é uma das lições ali ministradas com grande ênfase; em segundo lugar, porque não há como não ser grato aos generosos líderes de nossa Instituição, que tanto se empenharam e se sacrificaram, sob a batuta do Consolidador, Antonio Cottas, para que hoje pudéssemos fruir da segurança, do conforto e da beleza que o prédio da Sede Mundial nos proporciona.

Assim, convido os amigos para juntos conosco refletirmos sobre a grandiosidade desta comemoração e a magnitude da obra que tanto admiramos. Para isso, faz-se necessário valermo-nos de uma visão ampliada, de uma visão transcendente, como é próprio do modo como nós racionalistas cristãos olhamos a vida, o que faz motivar nossa percepção e sensibilidade.

Afirmam alguns pensadores que um prédio que abriga histórias de vida, encontros frutuosos e momentos únicos não deve ser considerado como uma edificação propriamente dita, porque se enquadra na definição de lar, que, diga-se de passagem, é muito mais significativa e ampla. Há outros que dizem – e com razão – que todo lar, diferentemente de um prédio, é uma estrutura viva e dinâmica.

Inspirados na grande e querida escritora Maria Cottas, que afirmou: “As residências são construídas com tijolos e cimento, mas devem tornar-se lares onde impere sempre o amor.”

Assim, ousamos dizer que nossa Sede Mundial é uma estrutura pulsante e viva, verdadeiro lar no que se refere a sua essência, magnífica obra no que se refere a sua arquitetura.

Ao findarmos nossas palavras nesta data comemorativa, permitimo-nos exteriorizar dois anseios. O primeiro é o desejo de que no próximo ano, na ocasião do 66º aniversário da sede mundial do Racionalismo Cristão, possamos estar reunidos de maneira mais próxima e ainda mais calorosa sem que isso traga qualquer risco para a saúde de nossos assistentes, colaboradores e companheiros. Em segundo lugar, queremos muito que as emoções extremamente positivas que experimentamos agora não se acabem com o fim deste encontro no transcurso das próximas horas, mas que, à semelhança da boa semente lançada em terreno fértil, possam converter-se em propósitos de vida.