Homenagem às mulheres que trabalham pelo progresso do RC

“Muito obrigado, presidente Gilberto, pela oportunidade que nos dá para falarmos nesta data festiva, ocasião em que queremos ressaltar alguns poucos trechos do discurso do então presidente Antonio Cottas por ocasião da inauguração da Sede Mundial e destacar a participação das mulheres na defesa, divulgação e prática do Racionalismo Cristão 65 anos depois da magnífica solenidade.”

Assim iniciou seu discurso o vice-presidente do Racionalismo Cristão, Joaquim Ferreira, na solenide comemorativa do aniversário da Sede Mundial. E detalhou: “disse Antonio Cottas que a nova sede mundial é ‘… mais acolhedora, de estilo adequado ao que representam os ensinamentos nela explanados. Para muitos, será um templo, para nós, é uma boa escola! Nela, hão de saber dissertar os que falarem em nome de Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, fundadores do Racionalismo Cristão. Verdadeira escola de espiritualização, esclarece almas, despertando-as para o cumprimento do dever em relação à família, à sociedade e à pátria, mostrando quanto é benéfico o querer bem a toda gente. Esta Casa será sempre uma fonte inesgotável para todos os sedentos de espiritualidade, onde hão de encontrar alento todas as almas sofredoras. Entrará nela o fraco, para dela sair fortalecido pela vontade de viver e se tornar uma pessoa animada para a luta pela vida, desejando vencer suas dificuldades. Assim será’.

E acrescentamos às palavras de Antonio Cottas: ‘Assim é, e continuará a ser, na Sede Mundial e nas demais casas racionalistas cristãs em âmbito mundial, isso nos revelam os atuais porta-vozes do Racionalismo Cristão e, certamente, seus sucessores.

Como que para incentivar a abertura de novas Casas, porque nada substitui as casas racionalistas cristãs abertas ao público, Antonio Cottas destacou na figura do então vice-presidente, Roberto Dias Lopes, ser ele o responsável maior pela construção da Sede Mundial. Disse Antonio Cottas: “Ao abandonar seus interesses particulares, Roberto Dias Lopes era visto de manhã à noite a superintender os serviços, certas vezes ladeado pelos membros da comissão nomeada para tal finalidade”.

“Como que a antever a participação futura das mulheres na defesa, divulgação e prática do Racionalismo Cristão por ocasião da inauguração da sua Sede Mundial, nada melhor do que lermos pequeno trecho do discurso proferido naquela oportunidade por Maria Cottas, filha do fundador Luiz de Mattos e esposa do presidente Antonio Cottas, reconhecidamente uma baluarte precursora na defesa dos direitos e na sustentação da capacidade criativa e realizadora da mulher.

Disse Maria Cottas em seu discurso: ‘Na evolução da humanidade, corre a mulher paralela com o homem para a finalidade social. Socialmente, representa um elemento indispensável. Economicamente, é um agente de produção como é o homem. Pela sensibilidade, pelos sentimentos afetivos e pela educação, a mulher é o melhor esteio da moral. A mulher é toda sensibilidade. De que prodígios de forças e sacrifícios é capaz nos momentos dramáticos da vida! Com o evoluir do tempo, o homem de hoje não mais pode ver nas mulheres as causadoras de sua infelicidade por elas terem uma personalidade forte, consciente e instruída ao subordinarem suas vidas às leis do bom senso, compreendendo o belo em todos os seus aspectos, mas sem a submissão, a futilidade e a frivolidade de outrora’.

Em 1956, ano de inauguração da Sede Mundial, não havia mulheres à frente de qualquer atividade realizada no meio racionalista cristão; 65 anos depois, são 37 mulheres com essa responsabilidade, embora precisemos de muitas mais. E nada melhor para esse incentivo do que mencionar seus nomes, em razão do interesse, valor e coragem que trazem na alma, e, por essas qualidades morais, indicadas pelo presidente Gilberto Silva para o exercício das seguintes funções de alta relevância:

Representantes regionais. Lucy Gonçalves, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e dirigente-geral da Filial São Gonçalo; Lília Rodrigues, no estado de Minas Gerais, e dirigente-geral da Filial Belo Horizonte; e Silvana Ferreira, na região Centro-Oeste do Brasil, e dirigente-geral da Filial Cuiabá.

Dirigentes-gerais de filiais. Elza de Araújo, de Arcoverde; Ernestina Bastos, de Aveiro; Marinalva Amaral, de Diadema; Milena Gomes, de Fortaleza; Ivanise Monfredini, de Itaquaquecetuba; Maria do Céu Souza, de Lisboa; Rosa Monteiro, de Luxemburgo; Terezinha Rodrigues, de Nova Iguaçu; Jenny Brown, de Paris; Sônia Tocafundo, de Patrocínio; Valdirene Ribeiro, de Porto Alegre; Maria do Carmo Vieira, de Quintana; Ana Maria Gomes, de Ribeirão Preto; Terezinha Barros, de Rio Grande; Ângela Guimarães, de Santa Efigênia; Madalena Lobo, de São João de Meriti; Deonice Damasceno, de Saturnino Braga; Modesta Miranda, de Tupã; Deusdedite Marinho, de Varginha; e Vanda Pandolpho, da Filial Vicente de Carvalho.

Dirigentes-gerais de correspondentes. Maria Cristina Dias, de Assis; Elza Andrade, de Barão do Monte Alto; Laudenice Miranda, de Barreiros; Maria Augusta Brito, de Carolina; Jane Bueno, de Curitiba; Gilcéia Soares, de Guaçui; Valdenice Ferreira, de João Pessoa; Lucimar Marquiori, de Juiz de Fora; e Inês Nascimento, do Correspondente Lombo.

Orientadoras de reuniões públicas.  Beatriz Mello, da Filial São Paulo, representando as demais orientadoras; na de orientadora das mídias sociais, Elenir Aguilera, da Filial Butantã; na de articulistas do jornal A Razão, a jornalista Clecy Ribeiro; na de responsável por seu suplemento A Razão Criança, a jornalista Tharsila Prates; e, como exemplo a ser seguido pela mocidade, a jovem Isabella Tieme Koga, da Filial Fernandópolis, por ser a precursora de encontros virtuais entre moças e moços para conhecerem mais e melhor a vida espiritual.

Tendo em vista a importância que essas valorosas mulheres significam na defesa, divulgação e prática do Racionalismo Cristão, elas compõem o quadro virtuoso de relevantíssimo destaque que levamos ao conhecimento dos participantes desta reunião, também de significativa importância para a história do Racionalismo Cristão.