Mais um Dia da Espiritualidade é comemorado na Filial Lisboa

Todas as casas racionalistas cristãs no mundo comemoraram, em janeiro, o 112º aniversário da filosofia espiritualista Racionalismo Cristão e o Dia da Espiritualidade. E a Filial Lisboa não ficou de fora das comemorações.

Na solenidade, a presidente da Casa, Maria do Céu Sousa, agradeceu as demonstrações de carinho pela comemoração e citou os mestres do Racionalismo Cristão.

“Já se falou de Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, a luta que travaram pela implantação do RC na Terra. Falou-se da luta, igualmente árdua, de Antonio Cottas, na consolidação desta Filosofia. Falou-se no Mestre Humberto Rodrigues, que, nos campos superiores da espiritualidade, trabalha diuturnamente pela continuidade da expansão que ele mesmo iniciou ainda em corpo físico.

Essa luta parou ou pára por aí? Claro que não! Uma obra desta envergadura exige trabalho constante, firmeza de carácter, coerência, envergadura moral, dedicação, empenho e o sentimento muito nobre do amor, entre outros atributos espirituais”, afirmou.

Amigos, esse trabalho, essa responsabilidade, está a cargo do nosso presidente internacional, Gilberto Silva, sentida no âmago de todos os colaboradores militantes de cada casa racionalista cristã mundo afora, por todos os assistentes assíduos, e de todos os que já compreenderam a fundamental importância do conhecimento desta Filosofia, para o progresso de todos os seres humanos, do planeta e do Todo universal.

Quero agradecer com toda a minha força, toda a minha vibração espiritual, ao nosso querido amigo Jorge Fares, pela sua sempre pronta ajuda e colaboração, nas atividades espiritualistas na Filial Lisboa, na Filial Santos, pela expansão e compreensão exata desta nossa filosofia racionalista cristã. Jorge, o senhor é um exemplo para todos nós, incentivando-nos e proporcionando-nos horas de estudo, de aprendizado, de convívio sublime, entre vários países, entre várias Casas RC, aceitando sempre com agrado, bom humor, carinho espiritual, todos os desafios como este hoje, de orientar esta reunião cívico-espiritualista na Filial Lisboa.

Muito obrigada, amigo Jorge.

Agradecemos igualmente aos nossos militantes e a todos os estimados amigos, sempre prontos, sempre presentes em nossas reuniões espiritualistas; Não vou dizer nomes, porque teria que citar todos, um a um, para não ser injusta com ninguém. O tempo é pouco, então aceitem todos os amigos, o meu carinho e o meu amor espiritual de grande reconhecimento.

Seguiu-se a fala da militante Eduína Lopes com agradecimento à dirigente-geral, companheiros e amigos assistentes.

Hoje comemoramos mais um aniversário da nossa Filosofia, celebramos o Dia da Espiritualidade e relembramos com júbilo e gratidão os fundadores do Racionalismo Cristão: Luiz de Mattos e Luiz Thomaz tributando-lhes assim uma comovente homenagem. Estes foram os alicerces da nossa encantadora Filosofia, em que os desprovidos da matéria ganharam admiração, pois nas nossas casas encontramo-nos num outro mundo, o ar é mais puro, as flores mais perfumadas, o ambiente mais leve e, assim, tudo mais propício à espiritualidade.

Os nossos mestres astrais Antonio Cottas e Humberto Rodrigues muito fizeram para a sua consolidação e expansão, respetivamente.

Hoje, em plano físico, o dirigente internacional Gilberto Silva, com sua bravura, criatividade, convicção e valor, engrandece ainda mais o Racionalismo Cristão, pois tal como para o pensamento não há distância as novas tecnologias têm contribuido para a expansão desta filosofia espiritualista em nível mundial. A sua divulgação vem sendo feita com muita precisão e cautela, por isso a marcha é firme e o entusiasmo daqueles que militam é cada vez maior.

À dirigente-geral da Filial Lisboa, Maria do Céu, e a meus queridos companheiros desejo coragem, que continuem essa obra benfazeja de forma desprendida e dedicada. A maioria com cabelos brancos, avós, mas todos lúcidos, firmes e entusiasmados no cumprimento dos deveres espirituais.

E os amigos assistentes não se esqueçam de que o Racionalismo Cristão é a sombra da palmeira e a água fresca do oásis no deserto, é o porto hospedeiro após longa viagem de lutas contra o vento, ondas e vagas; é o aconchego do desterrado.

Amigos, essa Filosofia é o lenitivo e o conforto espiritual das almas combalidas. Vamos todos abraçá-la com galhardia, praticar os princípios que ela encerra e contaminar a todos com o Bem, com o amor e com o nosso exemplo.

Sintam-se todos abraçados!