Faço tratamento de depressão tem mais de 20 anos. Mesmo tomando os medicamentos sinto muita tristeza. Não sei o que acontece comigo. Sou casada e tenho um filho. Me comparo com outras mulheres e sempre acho que sofro mais que todas. Será que estou pagando dívidas passadas? Por que me acho a mais sofredora de todas?
Resposta: Prezada, espírito nenhum está aqui para pagar dívidas, para sofrer. Vem para enfrentar desafios submetendo-se às leis de causa e efeito e, assim, melhorar, evoluir. Alguns enfrentam esses desafios com alegria, com otimismo e com bom humor, propondo-se a lutar sempre, qualquer que seja a adversidade. Outros se entristecem e alimentam o sofrimento.
O espírito possui atributos como a vontade e o domínio próprio, que precisam ser exercitados e desenvolvidos. Por isso não pense que está aqui pagando dívidas, pois, com isso, está tentando ligar-se a possíveis imperfeições de existências passadas e deixando de viver o presente com alegria e entusiasmo.
Você está, sim, nesta existência, procurando aperfeiçoar-se pelo autoconhecimento, pela capacidade de lutar pela sua modificação de pensamentos, melhorando a sua autoestima e passando a não mais se comparar a outras pessoas.
A esses pensamentos negativos você precisa antepor outros de natureza positiva, como os de fortaleza, ânimo, alegria, perseverança, coragem, esquecendo-se de possíveis dívidas passadas, para aproximar-se dos campos vibracionais positivos do Astral Superior com a prática da limpeza psíquica, que acreditamos realize diariamente, com a leitura das obras racionalistas cristãs e com a participação nas reuniões a distância da Sede Mundial, realizadas às 4as. feiras.
Saiba que o afastamento destes pensamentos negativos é uma luta constante contra si mesma, contra as imperfeições, uma questão de domínio próprio, o que não é conseguido de uma hora para outra, pois, provavelmente, já traz um histórico de pensamentos que foram alimentados em várias etapas da vida e que precisam ser desenergizados.
Continue, portanto, a tratar o corpo físico, consultando sempre o médico, mas ciente de que o Racionalismo Cristão oferece todas as ferramentas necessárias para que você modifique seus pensamentos, dependendo apenas do seu empenho, da sua vontade, da sua perseverança.