Uma filosofia original e inovadora – II

O filósofo e cientista Roger Bacon (1214-1294), de nacionalidade inglesa e conhecido também como Doutor Admirável, nasceu em Ilchester e morreu em Oxford, também cidade inglesa. Foi frade da Ordem dos Franciscanos, instituição religiosa da Igreja Católica, e fez seus estudos de nível universitário em Oxford e Paris.

Mas Bacon, bem como seu mestre, Grosseteste, assunto do artigo anterior desta história do racionalismo, mais que frades ingleses eram, acima de tudo, importantes e célebres filósofos e cientistas de seu tempo. De acordo com um historiador da ciência, são, na verdade, dois dos maiores cientistas da Idade Média.

Contribuições à ciência. Bacon foi, além de filósofo, astrônomo, matemático, físico, químico, inventor, musicólogo, escritor, tradutor, teólogo e fluente em várias línguas – um polímata, portanto, como vários outros que também têm sido temas desta série de artigos. Além de seus trabalhos filosóficos, suas contribuições à ciência abrangeram áreas importantes, como a mecânica, a geografia e,  principalmente, a óptica.   

Quando Bacon optou pela carreira eclesiástica, em 1240, aos 26 anos, e ingressou na Ordem dos Franciscanos,  Grosseteste já era, havia algum tempo, um dos frades do mosteiro dessa instituição religiosa na cidade de Oxford.

Um passo além. Fortemente influenciado por esse frade amigo e mestre, Bacon, em sua busca do conhecimento científico da natureza, daria maior ênfase ao empirismo (prática  experimental criada por Grosseteste) e ao uso da matemática. Então, dando um passo além dos limites a que chegara seu mestre, descreve o método científico como um ciclo repetido de observação, hipótese, experimentação e uma necessária verificação independente.

Para a ciência moderna, “essa necessária verificação independente” é parte fundamental do método científico contemporâneo.

Porém (“adversativa tremenda!”), a vida de convento do frei Roger Bacon não foi das mais felizes. Passou a ser alvo de constantes críticas ali e, em razão de suas atividades científicas, acabaria sendo acusado de bruxaria pela chamada “Santa Inquisição” e condenado a 14 anos de prisão.

Encerrando este artigo sobre Roger Bacon, vamos rememorar algo do que foi dito no anterior, sobre Robert Grosseteste.

Importantes pesquisas. Afirmamos, no aludido artigo, que ambos realizaram juntos, aliás frequentemente, valiosas pesquisas, haja vista as que resultariam na confecção de óculos, “o que se tornaria, futuramente, de grande valia para o surgimento de importantes instrumentos científicos”, como o microscópio e o telescópio.        

O microscópio foi inventado no século XVI por dois holandeses – Hans Janssen e seu filho Zacharias. O criador do telescópio seria um ilustre filho do século XVII, o astrônomo, físico e engenheiro italiano, denominado “Pai da Ciência Moderna” — Galileu di Vincenzo Bonaulti de Galilei, mais conhecido como Galileu Galilei.