Dinâmica da fase de planejamento do espírito em campo de estágio

Vamos aclarar como se processa a fase de planejamento em campo de estágio, que é a primeira das quatro fases da dinâmica do ciclo da trajetória evolutiva do espírito (parcela-Força) entre o campo de estágio e o mundo-escola Terra.

Para facilitar o entendimento, são elas:

Fase 1 – planejamento em campo de estágio;

Fase 2 – expressão na forma humana;

Fase 3 – rompimento total do entrelaçamento fluídico entre o corpo fluídico e o corpo físico;

Fase 4 – aferição dos resultados.

Em todas essas fases o espírito tem direitos e deveres alinhados ao seu planejamento feito em campo de estágio e às leis evolutivas.

Fase de planejamento. Acontece em campo de estágio. Diz respeito ao espírito na preparação para poder expressar-se na forma humana. Ele faz planificação geral e específica (projeto pessoal, familiar, profissional, humanitário) de toda sua próxima jornada ao plano físico e retorno ao campo de estágio. Lúcido e com a consciência expandida, estado psíquico que lhe possibilita a percepção através da clarividência, o espírito realiza seu planejamento astral com suporte das Forças Superiores. Essa interação entre espírito e Forças Superiores garante que suas metas sejam bem mensuradas, dimensionadas com precisão, de acordo com sua capacidade de realização. Não há nessa fase possibilidades de falhas, privilégios, incertezas, castigo, perdão, salvação, predestinação e exceções a regras e leis. Essas anomalias são típicas de mundos-escola como a Terra, elas não acontecem em campos de estágio, nestes apenas há “autodeterminação” consciente e precisa. Convicto dessas verdades, não deve o espírito, quando estiver expressando-se na forma humana, como muitos fazem, ficar reclamando, lamentando-se de carregar “fardo” maior do que sua capacidade de aguentar.

Motivo de o espírito vir à Terra. O leitor deve estar perguntando-se: por que o espírito necessita vir ao mundo-escola para dar sequência a sua evolução e não pode processá-la em seu campo de estágio? A resposta é um conjunto de necessidades.

São elas:

o espírito utilizando o livre-arbítrio para poder aflorar e expressar seu potencial positivo para desenvolvê-lo, ainda mais, em meio às adversidades típicas do mundo-escola e aplicá-lo em prol da humanidade e de si mesmo;

ou poder aflorar e expressar suas inclinações negativas para poder sobrepujá-las e desenergizá-las;

ou modelar a sua contraparte fluídica (arquétipo, molde) e a partir desta construir o seu corpo físico;

ou outras realizações possíveis.

O espírito necessita, para tudo isso executar, utilizar-se de densidades específicas de matéria que somente se encontram nas atmosferas fluídica e física de mundos-escola como a Terra, que são respectivamente a matéria fluídica e a matéria física (estruturada, atômica).

Sabe-se que cada densidade de matéria tem uma finalidade ou propósito (específico), fornecendo os meios, os recursos para o espírito processar sua evolução no plano onde este estiver.

Em campo de estágio, as negatividades constatadas pelo espírito, que estão armazenadas no seu corpo fluídico em forma de vibrações, jamais irão aflorar para que ele possa sobrepujá-las, desenergizá-las, devido ao seu consciente e espontâneo estado de lucidez e expansão de consciência em que se encontra, alinhado às leis evolutivas e, também, pelo fato de a variedade de densidades de matéria fluídica necessárias para aflorar e expressar inferioridades não fazerem parte da constituição da atmosfera fluídica dos campos de estágio. Por isto, o espírito precisa vivenciar experiências em mundo-escola onde encontrará variedades de densidades de matéria fluídica e física (estruturada, atômica), em abundância, que ele necessita para bem cumprir suas metas estabelecidas em planejamento feito em campo de estágio e, também, outras tarefas e realizações típicas do plano físico.

Amplo conceito de escolaridade. A evolução do espírito se dá nos mundos-escola ou mundos de escolaridade. É nesses mundos de escolaridade que espíritos promovem, entre si, o intercâmbio de conhecimentos intelectuais, morais e espirituais. Isto posto, podemos inferir o seguinte raciocínio lógico: mundos de escolaridade não são apenas os mundos-escola do plano físico, como a Terra. Parece-nos perfeitamente lógico e racional concluir que há mundos de escolaridade em outras dimensões do Universo. É nesses mundos que espíritos de grau elevado de evolução evoluem desenvolvendo, cada vez mais, seus atributos e faculdades através da resolução de questões e tarefas mais complexas.

Uma diferença importante com respeito à Terra é que nesses mundos de escolaridade superiores não há as vibrações inferiores que alimentam as formas mentais avassaladoras que acarretam as perturbações intrínsecas da Terra. Por esta ótica, o campo de observação e análise se amplia, a nossa consciência se expande e o conceito de escolaridade ganha outra dimensão, torna-se mais abrangente, universal e eterno.

Aferição dos resultados e encaminhamento. Em campo de estágio, após a avaliação e aferição feitas pelo próprio espírito dos resultados alcançados em sua última existência física, expressando-se na forma humana, é que o espírito terá condições plenas de constatar uma de duas situações possíveis.

Na primeira situação, por mérito próprio, ele deverá ascender a campo de estágio mais diáfano, portanto mais evoluído, e a partir deste realizar seu planejamento astral, traçando metas compatíveis com suas necessidades de evolução, para depois poder executá-lo em mundo-escola, também mais evoluído e de características diferentes do mundo-escola Terra. Nesses mundos-escola mais evoluídos, os espíritos, para cumprir seu planejamento, terão que realizar atividades mais complexas, compatíveis com suas metas, e passar a compartilhar e nivelar os conhecimentos e experiências alcançados para dar continuidade aos seu desenvolvimento intelectual e espiritual.

A segunda situação é: se o espírito constatar que necessita retornar ao mundo-escola Terra, para isto deverá aguardar uma oportunidade para poder expressar-se novamente na forma humana. Alheio a sua vontade, acontece em plano Terra o fenômeno da fecundação no útero da mulher. Dá-se o início de uma vida que vibra, essas vibrações imediatamente são sentidas nos planos astrais superiores. A partir desse fenômeno, cumprindo determinações de leis evolutivas, principalmente a das múltiplas existências físicas, um espírito inicia sua jornada rumo ao mundo-escola Terra. O espírito, em seu campo de estágio enquanto aguarda determinações de leis evolutivas para se expressar na forma humana, não fica intuindo através de suas vibrações homens e mulheres para se aproximarem e acontecer o fenômeno da fecundação. Isso seria infringir o livre-arbítrio de humanos. Também o espírito não vibra aos bancos de embriões na expectativa destes serem implantados no útero da mulher, pois o espírito, em seu campo de estágio, não fica na dependência do livre-arbítrio de terceiros (homem, mulher, equipe médica, familiares e terceiros) e das possibilidades dos acontecimentos no mundo-escola Terra, mundo de relatividade, para poder elaborar e executar suas metas traçadas em seu planejamento astral.

Ausência de sensações de tempo e espaço. Em campo de estágio, fora do referencial espaço-tempo característico de mundos físicos (três dimensões), a visão do espírito é como se passado e futuro coexistissem numa espécie de “presente eterno”. O espírito lúcido com sua consciência expandida e não estando submetido às grandezas relativísticas, não tem as sensações de tempo (demora) e espaço (distância) sentidas quando se está em mundo físico. Por isto, ele sabe aguardar pacientemente as determinações de leis evolutivas para ter oportunidade de vir à Terra e poder expressar-se na forma humana, para cumprir e executar as metas traçadas em seu planejamento realizado em campo de estágio.

Estudo de nossa composição integral. É dever de todos os humanos, estudar o que são as leis evolutivas e a composição integral do ser humano constituída pelos componentes espírito (parcela-Força, imaterial), corpo fluídico (matéria fluídica proveniente do campo de estágio + agregado de matéria fluídica dos campos relacionados à Terra) e corpo físico (matéria estruturada, atômica, oriunda da atmosfera física da Terra), para compreendermos como acontece a dinâmica do ciclo da trajetória evolutiva do espírito entre o campo de estágio e o mundo-escola Terra. Temos que percorrer esta trajetória dezenas, centenas ou milhares de vezes para nosso espírito poder expressar-se em diferentes formas humanas, ser produtivo e executar com êxito o planejamento feito em campo de estágio para cada uma dessas diferentes expressões na forma humana.

Em próximos artigos vamos aclarar como se processam as outras três seguintes fases do ciclo da trajetória evolutiva do espírito (parcela-Força) entre o campo de estágio e o mundo-escola Terra.