A importância da dedicação dos pais aos filhos – 2

No primeiro artigo sobre este tema já reiteramos a importância dos cuidados paternos com os  filhos, mas com orientações voltadas mais para o período infantil, dando destaque ao aprendizado deles como seres humanos neste mundo. Nesta segunda parte, vamos destacar a importância da inserção dos jovens no convívio social em que vai construir sua vida profissional. Trata-se da formação do caráter, que demanda orientações apropriadas sobre os valores morais e éticos essenciais sem imposições, que quase sempre causam resistências indesejáveis. Para uma boa formação do caráter os pais têm como dever orientar os jovens sobre boas maneiras e agir na linha do bom senso, que demanda racionalidade acima de tudo. Isso requer conhecimentos sadios sobre os propósitos de suas vidas, compreendendo  aqui os ensinamentos adequados ao período que se estende dos 12 aos 16 anos, que é quando cessa a incapacidade para o exercício de alguns atos civis, segundo o artigo 3º do Código Civil Brasileiro.

Objetivo. Nosso principal objetivo é a criação dos filhos sob o lema da “mente sã em corpo são” (mens sana in corpore sano). Tendo cumprido nosso objetivo apenas parcialmente no primeiro artigo, vamos tratar agora da parte mental, voltada aos jovens. Com esse procedimento objetiva-se encorajar a atuação dos pais no sentido de minimizar os males decorrentes da saúde mental e os desvios psicológicos envolvidos, como estresse, ansiedade, depressão etc. E isso não é tarefa fácil, tendo em vista que ninguém pode dar o que não tem em seus acervos espirituais em termos de valores, atitudes, sentimentos e emoções. Além disso, os pais precisam advertir enfaticamente seus filhos sobre os maus hábitos e vícios mais comuns adquiridos nessa fase da vida. É necessário, ainda, destacar a importância da rotina familiar e do acolhimento com carinho, afeto e amor aos filhos em quaisquer circunstâncias, mesmo diante dos mais severos reveses que os atinjam. É preciso dar continuidade aos  bons hábitos desde a primeira infância. Para isso os pais devem transferir aos jovens orientações básicas, reservando tempo necessário para essas atividades sob a égide da harmonia e respeito mútuo.

Um olhar mais profundo. Em primeiro lugar é preciso ensinar aos filhos que existem leis evolutivas naturais e imutáveis no Universo, válidas para a evolução de tudo que tem vida. Em segundo lugar, que o pensamento é tudo na vida dos seres humanos, sem exceção. O ser humano, como pensar assim será. Daí porque podemos afirmar que o pensamento é o porta-voz do espírito. Com esses conhecimentos torna-se fácil exercer a positividade em todos os atos da vida, usando o raciocínio e a lógica para alcançar bom senso em suas decisões.

Todos os seres humanos têm necessidades e demandas que variam ao longo do crescimento físico, mental e intelectual através das quatro etapas da vida. Embora, de uma maneira geral, as oportunidades da vida estejam à nossa disposição, nem sempre está ao alcance do acervo espiritual de cada filho ou filha aquilo que desejam. Por isso, é necessário que os pais ajudem e estimulem os filhos a descobrir quais são os seus propósitos ou intenções na vida, influindo, mas não restringindo, nas escolhas que venham fazer com o uso de sua faculdade do livre-arbítrio voltado para a prática do bem. Algo que pode parecer impossível, com disciplina e pertinácia acaba sendo realizado. Ensinem-lhes a não adiar ou procrastinar seus projetos. É necessário revigorar, nos filhos, a intenção de seus bons propósitos, sempre.

A positividade. Passar aos filhos que ter pensamentos positivos é adotar uma perspectiva sempre favorável e otimista em tudo que fizerem em suas vidas, enfrentando os desafios com entusiasmo e galhardia. É aproveitar, ao máximo, não só as situações potencialmente favoráveis, mas também as desfavoráveis. É tentar ver o lado bom das pessoas e deles mesmos e suas habilidades sob o prisma de vencedores. É preciso repisar com os filhos que “nem tudo na vida são rosas”. Ser positivo demanda muitos esforços e trabalho. Para isso, é necessário focar seus pensamentos no aspecto positivo de suas atitudes e ações e esperar resultados positivos delas. É preciso fazer do pensamento positivo um hábito salutar e tirar o melhor proveito de qualquer situação que venha enfrentar.

Quais são as principais características de uma mentalidade positiva? Muitos sentimentos e atributos são associados uns aos outros e concorrem para construir uma mentalidade positiva. Recomendamos passar, entre outros, os seguintes (veja o quadro), que são os principais formadores do caráter.

É evidente que a lista é muito mais extensa. As pessoas espiritualmente mais evoluídas sabem estender e usar os valores incorporados à sua mentalidade positiva com muita naturalidade. Ter mentalidade positiva é avançar no seu grau de espiritualidade, crescer na sua evolução. Os benefícios colhidos são enormes. Não se trata apenas de viver uma “boa vida”, mas também de “conviver amorosamente” com todos os que nos cercam.

Do exposto muitas conclusões úteis e prudentes podem ser inferidas das recomendações desse artigo.  Sempre que se abrirem oportunidades, é recomendável abordar com os filhos conselhos de natureza psicológica e humanista. Insistam em incorporar tais orientações nas rotinas de educação dos filhos, pois elas trazem enormes benefícios e valorizam a qualidade de vida familiar e social, formando neles o bom caráter de que vão precisar mais tarde quando se tornarem adultos.

Procedendo da forma indicada, todos vão lucrar, sobrando mais tempo não só para os filhos, mas também para os pais e em especial para as mães.