Sinto que minha energia está ruim em várias áreas da minha vida. Vou contar algo que me aconteceu recentemente. Sou servidor público, tenho emprego fixo, mas ganho muito mal. Tive o pensamento de ingressar em outra área de atuação, paralelamente, a fim de aumentar meu rendimento no final do mês. Ocorre que semana passada me apresentei em uma escola de idiomas para trabalhar. Consegui passar na prova escrita, mas fracassei na entrevista. Há exatamente uma semana, me apresentei numa escola de idiomas da mesma rede, perto da minha casa (se eu tivesse conseguido a vaga ia ser ótimo para eu complementar minha renda), mas quando fui fazer a simulação de uma aula me atrapalhei, porque era um tipo de lição com a qual eu nunca tinha trabalhado. Passei a maior vergonha na frente de todo mundo. Ninguém pode mensurar a humilhação que eu senti. Dois fracassos! Foram dois fracassos em apenas oito dias, fora outras diversas tentativas que eu tinha feito em processos seletivos de outras escolas.
Sinto que minha energia é ruim. Minha vida amorosa também é um fracasso quase que completo. Quase não tenho relações amorosas. Quase sempre só aparecem mulheres que não têm nada a ver comigo. Minhas amizades também são poucas e eu não consigo ter um número de amizades que me permita, por exemplo, formar uma rede de contatos, que é uma coisa que poderia até alavancar várias áreas da minha vida. Estou sempre doente, passei a ter doenças que antes não parecia possível que eu viesse a ter. Minha vida profissional também não é assim tão boa, apesar de eu ter um emprego estável.
Quero comprar um carro, por exemplo, e não consigo. Tá tudo travado. É uma energia muito ruim que toma conta de mim. Sinto que sou muito invejado por gente do trabalho e talvez até em casa, por incrível que pareça. Sinto que muitas vezes eu não tenho apoio moral de ninguém. Ninguém fica do meu lado. Não me sinto seguro diante das dificuldades. Se me vejo rodeado de gente estranha recuo, com tendência a ficar arredio. Só me sinto confortável se estou perto de pessoas conhecidas, mas não tem como eu ficar perto dessas pessoas o tempo todo.
Não me casei porque temia viver o inferno dentro de casa, como meu pai e minha mãe viveram um com o outro. Vivi uma situação em que eu era amigo de uma pessoa, falava com ela com frequência, até que, certo dia, somente porque postei uma matéria de internet no grupo do Zap, essa mesma pessoa me tratou com ignorância. Me retraí e saí do grupo. Passados alguns meses entrei em contato com essa pessoa e disse que ela me havia causado constrangimento com o que tinha feito comigo, e ela disse que não iria desculpar-se. Sei lá se isso tem a ver com carma, também.
Inacreditável o tamanho da minha falta de sorte já há vários anos. Eu me sinto como se não tivesse ninguém do meu lado. Não sei sair dessa situação. Não sei mesmo. Gostaria muito não só da ajuda de vocês, mas também do apoio moral. É uma fase horrorosa essa pela qual eu passo. Por favor, me deem uma orientação sobre como eu poderia sair dessa situação. Já não sei mais o que fazer.
Resposta: Prezado, pelo título que você deu ao seu email ¨energia ruim¨, você já percebeu qual é a raiz de seu problema. Você diz que não tem sorte, que tudo dá errado em sua vida. Aprendemos no Racionalismo Cristão que não existe sorte ou azar. Nós somos responsáveis por tudo que acontece em nossa vida, pois nossa vida é regulada pelos nossos pensamentos. Deles é que vem a ¨energia ruim¨, aquilo que chamam de ¨sorte¨ ou ¨azar¨.
Releia seu email e observe quão negativos são seus pensamentos. Por isso, vamos apresentar-lhe o Racionalismo Cristão, incentivando você a iniciar uma caminhada de entendimento do que seja a vida espiritual, o que, estamos certos, muito o ajudará na solução dos problemas que está enfrentando.
Ensina o Racionalismo Cristão que só nós próprios podemos saber o que se passa conosco, através de uma autoanálise criteriosa e da utilização de atributos espirituais, como o raciocínio e a lógica. Mas como utilizar esses atributos que nos ajudarão na nossa convivência social, familiar e profissional?
É justamente isso que essa filosofia espiritualista procura divulgar através de suas obras impressas e suas Casas em todo mundo, ao afirmar que somos espíritos em um processo evolutivo, sujeitos a várias existências físicas, em um planeta que não é nossa morada definitiva, mas sim uma escola, aonde comparecemos em cada uma dessas existências para vivenciarmos as fases da infância, da mocidade, da madureza e da velhice, e com isso irmos desenvolvendo vários atributos espirituais. Durante essas existências físicas, estamos submetidos a leis evolutivas como as de causa e efeito e atração, esta última, vinculada às vibrações dos nossos pensamentos, que exercem força atrativa tanto para o bem quanto para o mal.
Mudança de vida. Tomando conhecimento desses ensinamentos, essenciais a uma vida sã, explanados nas obras essenciais do Racionalismo Cristão, e procurando segui-los, esforçando-se por desenvolver os atributos espirituais do domínio próprio e da vontade, a pessoa passará a reprimir os pensamentos que possam prejudicá-la, dedicando-se exclusivamente a viver a vida de forma produtiva, consciente de que é uma força transformadora de si mesma.
Esses ensinamentos estão contidos nos livros Racionalismo Cristão, 45ª edição, e A vida fora da matéria, 24ª edição, que, se estudados pela pessoa interessada, ajuda-a no seu fortalecimento, pelos ensinamentos que proporciona em capítulos como Pensamentos e Espírito, que contribuem para que ela se conheça, e, assim, passe a emitir bons pensamentos, que lhe serão úteis no enfrentamento das dificuldades que possam ocorrer em sua vida.
Além dessa leitura esclarecedora é recomendada a prática diária da limpeza psíquica no lar, que são vibrações de pensamentos direcionados a Forças Superiores. Maiores informações sobre a prática da limpeza psíquica poderão ser obtidas no site www.racionalismocristao.org/pt/atividades/limpeza-psiquica.