O que distingue uma pessoa de outra é o grau de evolução espiritual de cada uma, e nada mais. Aquela que caminha ciente da sua natureza física e espiritual tem a grande vantagem desse conhecimento, cresce em evolução de maneira consciente e vencedora. Quem anda pelo mundo desconhecendo que é um composto de Força e Matéria — corpo e alma — passa ao largo da vida, nada acrescenta de útil ao seu crescimento espiritual.
Enquanto o ser humano só preocupado com as conquistas de natureza material constrói uma existência de muita riqueza e pouco crescimento evolutivo, o espiritualista observa o mundo sob outro ângulo, porque percebe os acontecimentos ao redor como oportunidades para refletir sobre eles, consegue distinguir o que deve ser evitado e o que pode ser acolhido no cotidiano, tornando a vida mais simples e prazerosa, plena de valores morais. Enquanto um ainda absorve as trevas materialistas, o outro já percebe as luzes espiritualistas.
O Racionalismo Cristão proporciona aos seres humanos maior discernimento sobre a vida. Seguindo seus princípios e sua disciplina, irão usufruir de um viver ameno e esperançoso, porque, ao compreenderem a realidade da vida espiritual, estarão acima de tudo que possa acontecer de ruim. Colocar-se acima dos fatos ruins da vida não é ter a pretensão de querer ser melhor do que ninguém, mas, entender a causa de eles existirem e os resolver de forma adequada.
Então, é importante que as pessoas decidam o que querem fazer em suas vidas. Se querem ser úteis à sociedade e a si mesmas, se querem encontrar a felicidade que procuram, então despertem para a espiritualidade hoje mesmo. O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que trata da evolução espiritual dos seres humanos, que explica, por meio da razão e do raciocínio, o que eles são e fazem na Terra.