‘Obrigado, por estarem aqui’

Ao encerrar, em reunião pública de limpeza psíquica no Correspondente Açores, sua  estada no arquipélago e o 2º Encontro Internacional de Jovens do Racionalismo Cristão em Portugal, realizado na Ilha de São Miguel, o presidente do RC, Gilberto Silva, conclamou os presentes a empenhar-se pela realização de um “próximo Encontro, ano que vem, quem sabe de toda a Europa”. Gilberto Silva dirigiu-se diretamente aos jovens, agradeceu sua participação no evento e praticamente lhes disse: “obrigado, por estarem aqui”.

O presidente da Doutrina se referiu a um vídeo a que havia assistido em que um professor português, cientista, que esteve em Brasília, discorria sobre a expressão ‘muito obrigado’. O professor dizia que nenhum outro idioma expressa tanto agradecimento como o nosso: nós não dizemos thank you (simples assim), nós nos sentimos obrigados a reverenciar, agradecer a vocês por tudo o que vocês fizeram pela gente. Então, é diferente. Felizmente temos o português para poder expressar isso.

Destacou Gilberto Silva: “Quero dizer-lhes que este evento só está acontecendo porque vocês estão aqui, e este momento, esta oportunidade de renovarmos os nossos laços de amizade, de conhecermos novas pessoas,  de fazermos novas amizades, só está acontecendo porque vocês se dispuseram a prestigiar este momento.

Continuem prestigiando, continuem unindo-se através das casas racionalistas cristãs, das amizades que vocês cultivaram e vão continuar cultivando, através do Racionalismo Cristão. Continuem estudando-se espiritualmente e pautando suas vidas dentro dos ensinamentos espiritualistas que o Racionalismo Cristão lhes proporciona.

Esta Doutrina é uma filosofia magnífica. Ela nada nos impõe, nada nos cobra, nada nos determina. Ela só nos mostra: ‘olhe, a vida é esta,  o caminho é este, a escolha é sua.’
Eu gostaria de lembrar que às segundas, quartas e sextas a gente tem eventos em todas as Casas. Participem desses eventos, desses encontros com a espiritualidade, sempre que lhes for possível, e, acima de tudo, olhem para dentro de vocês, observem tudo o que está dentro de vocês, quando houver dúvida sobre a vida, insegurança, que aparece uma vez ou outra, própria da idade, confiem no conhecimento que vocês adquirem no RC. Tenho certeza de que estarão no caminho certo.”

A presidente da Filial Lisboa, Maria do Céu Sousa, manifestou seu agradecimento e acrescentou que “depois de três reuniões públicas, duas delas especiais, pouco haverá a acrescentar para mostrar o que é o verdadeiro Racionalismo Cristão, porque essas reuniões falaram e falam muito alto, em qualquer casa racionalista cristã. Penso que todos vocês conseguiram vibrar como todos nós vibramos. Estou convencida de que todos os amigos que fizeram parte e que vieram assistir a essas reuniões vão ver o RC com olhos espiritualistas dentro da realidade que é ajudar o semelhante através desta filosofia espiritualista, inscrevendo-se como militantes, desenvolvendo a mediunidade, a percepção espiritual, para esta Casa, que já foi uma filial, voltar a ser uma filial.

O representante regional, Lino Santos, destacou o papel preponderante de Maria do Céu para os eventos realizados na Ilha e a lembrou que ela foi “a primeira impulsionadora desse Encontro de Jovens, o segundo em Portugal, e que tão decididamente esta Casa devia já o ter feito há mais tempo. Primeiro, pelo trabalho imenso que o presidente do Correspondente, Horácio Machado, tem tido ao longo desses anos; segundo porque é uma Casa dos anos 30, daí o valor que continua a ter e que terá”.

Horácio Machado agradeceu a presença de todos, principalmente do presidente Gilberto Silva, e pôs a Casa à disposição dos jovens para novos Encontros.