Racionalismo Cristão frente à hipnoterapia

O que o Racionalismo Cristão entende ou explica sobre hipnotizar para voltar a outras vidas (ou reviver o passado). Esse método é aplicado por alguns psicólogos.

Resposta: Prezada, esse método é denominado Hipnoterapia, uma forma de terapia por meio da hipnose no qual o paciente, em situação de relaxamento, é conduzido ao estado inicial que deu origem ao desequilíbrio psíquico e tem sido usada por profissionais da área médica. É um tratamento alternativo que, se realizado por profissionais qualificados, surte os efeitos desejados e, no caso relatado, você se refere a uma regressão a vidas passadas.

Sendo uma filosofia espiritualista, sem o cunho de julgar ou exercer críticas, apenas esclarecer, o Racionalismo Cristão assim se expressa no capítulo: Encarnação do Espírito do livro essencial Racionalismo Cristão, 45ª edição: “O espírito isola-se do seu passado ao encarnar. Esquecendo-se das encarnações antecedentes, apenas retém no corpo fluídico os ensinamentos oriundos das experiências pelas quais passou e as tendências resultantes do uso que fez do livre-arbítrio. Isso representa um grande bem.

Primeiro, porque possibilita a convivência com espíritos que porventura foram seus desafetos em existências passadas, reaproximando-se deles sem ressentimentos ou malquerenças. Segundo, porque o espírito, sem a visão temporária dos erros do passado, que tantas vezes humilham, envergonham e até subjugam, aniquilando a vontade, melhor se condiciona para uma nova existência, em cada passagem terrena. Tudo quanto de bom adquiriu com esforço e trabalho conserva para sempre, e esse patrimônio espiritual lhe presta valiosa colaboração em cada encarnação, facilitando a conquista de novos conhecimentos, de novas qualidades e de melhor apuração de seus atributos. Assim têm feito e continuam a fazer bilhões de espíritos em sua trajetória por este mundo, numa longa série de encarnações.”

O esquecimento das encarnações anteriores, portanto, é quase como uma lei, existindo raríssimos casos espontâneos de lembrança de vidas passadas, constituindo-se em exceções.

Procurando não interferir no livre-arbítrio e no direito de escolha das pessoas, o Racionalismo Cristão apenas adverte para o perigo da submissão a pessoas não qualificados para esses tratamentos e muitas vezes apenas por curiosidade, quando podem ficar sujeitos a mistificações, a interferência de espíritos do astral inferior e a lembranças desagradáveis de encarnações passadas.

A Doutrina nos ensina que tudo o que nos ocorre para o bem ou para o mal é consequência de leis naturais de causa e efeito e que pelo pensamento bem vibrado podemos modificar determinadas situações de desequilíbrio psíquico, como medo ou fobias. O livro acima citado encerra um capítulo específico para esta vibração do espírito que é o pensamento que, se emitido positivamente, produz efeitos até mesmo curativos.