Correspondente festeja seus 5 anos

Presentes militantes locais e de outras regiões da Ilha de Santo Antão, assistentes e amigos, o Correspondente Boca João Afonso do Racionalismo Cristão, em Ribeira Grande, comemorou em 17 de dezembro seu quinto aniversário de fundação com reunião cívico-espiritualista presidida pelo representante regional, Antero Filipe dos Santos.

No decurso do ato cívico, a figura da saudosa militante e ex-presidente da Filial Ilha de Santo Antão, Arleth Lima, foi lembrada com palavras elogiosas, como homenagem póstuma a essa grande figura que deixou este mundo há bem pouco tempo.

O presidente da Casa aniversariante, José Marciano Pires, afirmou que “comemorar o aniversário de uma casa racionalista cristã é, sem duvida, historiar os feitos que nela são prodigalizados, porque, sendo uma escola de espiritualidade, tem como tarefa explicar à humanidade a sua composição como Força e Matéria, únicos elementos existentes no Universo”.

Disse, ainda que “a comunidade racionalista cristã de Boca João Afonso viu, em 2016, o exemplo do que ela poderá fazer em prol dessa filosofia espiritualista, quando visitou esta ilha o presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, que nos insuflou novo fôlego no então núcleo de racionalistas cristãos, para a continuidade do nosso objetivo de fundar uma Casa.

O movimento que gerou durante essa visita, oportunidade em que elevou o núcleo à categoria de Correspondente, atestou o que é possível fazer-se para alargar o horizonte do Racionalismo Cristão, agora na sua nova fase de expansão. Por isso, nunca é demais exortar os militantes, simpatizantes e amigos desta Filosofia no sentido de abraçarem a causa racionalista cristã, viabilizando um mundo mais humano e espiritualizado, onde todos poderão encontrar um lugar ao sol, como se costuma dizer”.

E concluiu com uma homenagem: ”Nesta hora de muita festa e convívio espiritual, cabe-nos relembrar que nesta ilha de Santo Antão se destacaram muitos miltantes e importantes figuras desta filosofia de vida que se entregaram de corpo e alma para a sustentabilidade do Racionalismo Cristão nesta região, entre os quais a nossa saudosa Arleth Lima, que hoje, estamos seguros, das altas esferas da espiritualidade está comungando nesta efeméride.”

O representante regional, Antero Filipe dos Santos, destacou que esta filosofia de vida está sendo espalhada por quase todos os cantos do mundo, com muita naturalidade e paciência, em ambiente consistente, ameno, abrindo Casas, elevando correspondentes a filiais, muito lindo! Numa dinâmica ímpar. “Esperamos num futuro promissor elevar esta Casa à categoria de filial. Não se trata, metaforicamente falando, de um sonho, amigos, mas sim esteados todos neste dinamismo, através dos muitos meios de comunicação ao dispor desta Filosofia. Consequentemente, aproveitemos esses instrumentos valiosos para fortalecer mais a nossa aprendizagem, esclarecendo-nos sobre a verdadeira vida, que é a espiritual, um contributo de todos para que este mundo se torne cada vez mais leve e mais harmonioso para o bem viver de todos nós, como pessoas de bem”, afirmou.

“Gostaríamos de nos alongar um pouco nossa alocução, pois sabemos que estas nossas palavras não traduzem o muito que gostaríamos de proferir nesta noite magnífica.

Terminamos o nosso pronunciamento, augurando a todos os presentes, e em especial ao senhor presidente e colaboradores, votos de muita saúde, sucesso e muita dinâmica nesta Casa correspondente, nesta nova era de expansão do Racionalismo Cristão.”

A comemoração culminou com um almoço de confraternização em espaço gentilmente cedido pelos familiares da D. Zinha Fortes, benfeitora abnegada do Racionalismo Cristão na localidade de Boca João Afonso, com a participação de militantes, amigos e alguns moradores afeitos ao Correspondente.