Dupla comemoração em Cachoeiro

A casa racionalista cristã de Cachoeiro do Itapemirim (estado do Espírito Santo) comemorou, numa só festividade, o Dia da Espiritualidade e o aniversário de sua elevação de Correspondente a Filial do Racionalismo Cristão, há 36 anos.

O presidente em exercício da Casa aniversariante, Antonio Carlos, lembrou em seu discurso que “a finalidade do Racionalismo Cristão é prestar serviços à humanidade. Para atingir esse objetivo serve-se de meios racionais. É evidente que o meio social padece pela falta de esclarecimento dos indivíduos no tocante ao conhecimento da vida.

Neste propósito e procurando auxiliar na solução da questão, instituiu o Racionalismo Cristão um sistema de ensino de grande objetividade. O ponto principal no seu programa de assistência social está em fazer do ser humano desanimado, pessimista e vencido um elemento forte, trabalhador e útil à sociedade. Um ser humano que goza de saúde integral tem maior possibilidade de cumprir, com mais facilidade, seu processo de evolução, que é o maior propósito do espírito”.

Antonio Carlos destacou que o ser humano possui ferramentas para seu desenvolvimento, mas lhe falta conhecimento dessas ferramentas. E enumerou algumas:

Inteligência – atributo mestre do espírito;

Raciocínio – o raciocínio é como uma luz projetada sobre os problemas difíceis da existência, para torná-los claros e compreensíveis;

Vontade – a vontade é uma poderosa alavanca de que a pessoa dispõe para chegar ao triunfo, não existindo dificuldade ou obstáculo, dentro naturalmente das limitações humanas. A força de vontade é a chama  interior que conduz à vitória os que a sabem alimentar, mesmo nas lutas mais árduas e difíceis da vida;

Consciência de si mesmo – a consciência de si mesmo significa a autoapreciação no seu real sentido, não dando lugar à exaltação da vaidade nem à falsa modéstia;

Domínio próprio – o domínio próprio assegura ao ser humano o controle íntimo, evitando atos impulsivos e atitudes impensadas que o possam levar a cometer desatinos;

Equilíbrio psíquico – O equilíbrio psíquico provém da apuração dos sentidos, do temperamento bem ajustado à realidade da vida das possibilidades e da justa apreciação dos fatos;

Lógica – lógica é um atributo  que dá a cada pessoa coerência em suas atitudes, congruência em condensação das ideias e ordenação pensamentos.

Percepção – na percepção  pesam  determinados fatores psíquicos que representam valores reais facilmente reconhecíveis;

Sensibilidade – a sensibilidade é atributo de que dispõe o espírito para sentir as correntes;

Concepção – na capacidade de concepção estão o gênio inventivo, as criações do pensamento e a engenhosa força realizadora das transformações e do melhoramento.

Como resultado da combinação harmônica dos atributos mencionados de tantos outros, o caráter revela suficiente amadurecimento espiritual.

Quem desejar mais detalhes os encontrará no capítulo 4 do livro Racionalismo Cristão , 45ª edição”.

Espiritualidade. Após referir-se aos motivos da comemoração, o militante Pedro Danelon reproduziu em sua intervenção trecho do discurso do presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, pronunciado no aniversário da sede mundial da filosofia racionalista cristã. Pedro Danelon explicou a opção por considerar que esse foi o texto que melhor expressou a verdade sobre a espiritualidade na sua essência. Eis o texto selecionado:

“Ser espiritualista não é simplesmente concordar com um conjunto de conceitos e definições ou abraçar uma determinada ideologia. Trata-se de ter atitude, de retirar-se voluntariamente da própria comodidade, sair da zona de conforto intelectual e ter a coragem de rever posicionamentos, reavaliar condutas, enfim, aprimorar os atributos e faculdades espirituais. Com efeito, esse ampliar de perspectiva não é um fim em si mesmo, mas importante pressuposto para a prática constante, desinteressada e efetiva do bem.

Como espiritualistas queremos e podemos oferecer nossa contribuição concreta através da abertura das casas racionalistas cristãs às segundas, quartas e sextas-feiras para a superação de problemas, crises e reveses por que passa grande parte dos membros da sociedade contemporânea, tão aflita e abalada por frustrações e violências.

Afirmamos isto porque  espiritualidade não é, minha amigas e meus amigos, uma teoria abstrata, como ocorre ser o pensamento de muitos indivíduos, mas uma força viva, força que ultrapassa preconceitos e fronteiras, ignora e sobrepuja distinções étnicas e interesses mesquinhos, fazendo de povos distantes uns dos outros uma  única família, como comprovam, aliás, a integração e a relação de carinho e respeito entre os colaboradores da filosofia racionalista cristã em âmbito mundial.”

Três palavras. A militante Cilma Furlan baseou sua fala “em três palavrinhas que nos ensina a filosofia racionalista cristã a pensar, que são fortalecer, esclarecer e espiritualizar.” E assim discorreu:

Fortalecer – Fortalecidos pelos ensinamentos, conscientes sobre a espiritualidade, convictos do que somos e do que  nos propomos desempenhar nesta escola Terra, trabalhando e lapidando nossos atributos espirituais para o bem,  com certeza estaremos avançando nossa evolução espiritual.

Esclarcer – Com pensamentos voltados aos Espíritos Superiores, irradiando luz a toda esfera terrestre, confiantes de que a Luz Astral se fará presente quando assim pensar para praticar o bem.

O Racionalismo Cristão fornece meios para que possamos esclarecer-nos sobre a vida na Terra e a razão de estar mos nela inseridos; nos ensina a ser verdadeiros, fortes e a nada temer.

Espiritualizar – O espírito é luz, é força, é eterno, nunca morre. O espírito evolui.”