A arte de saber viver

Dizem que viver é uma arte.  A arte de saber viver!  E isto é uma realidade pois saber viver implica em bem direcionar os pensamentos para raciocinar com acerto, porque pensamentos e raciocínio são mecanismos importantes para que possamos exercer o livre-arbítrio de forma adequada tomando as decisões corretas, justas e mais propícias a cada situação, ponderando e pesando as ações antes de colocá-las em prática. A importância de levar à apreciação da razão os acontecimentos muito contribui para que o ato de bem raciocinar seja uma constante e um dever daquele que deseja alcançar melhor evolução na jornada terrena.

O pensar e o agir andam juntos porque antes das ações praticadas, temos nosso pensamento a engendrar, a construir, a arquitetar para que depois coloquemos em prática o que foi por ele concebido. Nada é tão nosso como nossos pensamentos porque são de nossa propriedade e responsabilidade. Porém apesar dessa particular individualidade os pensamentos por serem vibrações do espírito ficam estampados em nosso campo áurico podendo ser interpretados pelos espíritos livres da matéria física que se encontram estacionados temporariamente na camada fluídica densa da Terra, dando-lhes assim a oportunidade de interferirem em nossa vontade por encontrarem afinidade com a natureza desses pensamentos.

Daí a importância em cultivar, ordenar e educar os pensamentos para que estejam sempre voltados exclusivamente para o progresso e desenvolvimento espiritual, atraindo assim pela Lei de Atração outras vibrações de igual essência próprias das esferas superiores do Universo. É de extrema importância a ponderação, a moderação e a prudência no pensar, no falar e no agir. Quem fala o que quer, ouve o que não quer. Medir e pesar as palavras e as ações com a devida análise e apreciação do raciocínio lúcido, justo e correto, são prerrogativas indispensáveis não só como regras da boa convivência humana, mas também como norma segura a ser seguida, evitando que se convertam em débitos espirituais as atitudes impensadas, intempestivas e ações por impulso estimuladas por influências das vibrações negativas.

Caminhada evolutiva. A indolência no pensar é característica daqueles que teimam em agir irrefletidamente entregando-se aos rompantes em conexão direta com as nocivas e baixas camadas vibratórias, exaltando os ânimos, os sentimentos fervorosos e acalorados, solo fértil das desinteligências e desentendimentos causadores das guerras fratricidas que levam muitos à morte prematura. Aplicar as normas espiritualistas como prática de boa conduta configura uma sábia decisão do ser vivente para alcançar uma construtiva e progressista caminhada evolutiva fortalecendo e expandindo os predicados morais que serão acrescentados ao seu patrimônio espiritual.

É fato que ninguém quer avistar-se com o sofrimento, então para evitá-los o indivíduo deve imbuir-se da força de vontade para impor a si mesmo, as normas da prudência, moderação, reflexão e ponderação no exercício do raciocínio e da inteligência que deve preceder as ações e os sentimentos, pois a precipitação e os ímpetos no agir, fatalmente se revertem em dissabores e contratempos que abalam o equilíbrio psíquico. Devemos estar atentos para repelir as sensações degradantes e os chamamentos da materialidade excessiva e desmedida, para não saímos da linha do equilíbrio deixando a balança espiritual oscilar pelo descrédito moral.

Para não se desviar do caminho evolutivo, a pessoa deve trabalhar pelo desenvolvimento e fortalecimento dos próprios recursos espirituais que fazem parte de sua essência espiritualista. Vive bem e melhor consigo mesmo e com os outros, quem está bem resolvido e em paz com o próprio cultivo interior, não permitindo que sentimentos e pensamentos inferiores se aninhem em seu íntimo promovendo o desrespeito por si mesmo e por seus irmãos em essência. Para tanto, o ser humano deve saber governar com firmeza e lucidez a faculdade do livre-arbítrio, indispensável ao bom convívio em sociedade.

Que não haja dúvidas sobre a importância do pensamento como mecanismo precursor das ações, sentimentos e sensações pois o pensamento configura como “uma voz de comando” a determinar nossas deliberações porque tudo começa pelo pensamento. Torna-se então de extrema importância nos mantermos vigilantes e atentos em relação a qualidade dessas vibrações, tomando a razão e o raciocínio lugar principal e de destaque nessa “voz de comando”, procedendo com acerto, justiça e valor em nossos atos cotidianos e nas relações humanas.

A filosofia racionalista cristã, na missão de levar esclarecimento espiritual aos seres humanos em processo evolutivo pelo planeta-escola Terra, empenha-se em oferecer os ensinamentos e conceitos cristãos da mais elevada espiritualidade àqueles que desejam ingressar nos estudos transcendentes a fim de melhor aproveitar sua passagem por este plano físico, conquistando novos degraus na escala evolutiva.