A estrada da evolução espiritual é longa, mas não é preciso correria

O estudo da espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão amplia a consciência das pessoas para a realidade da vida, a fim de que possam entender de fato as situações por que passam, suas origens, as possíveis soluções e respectivas consequências, sem temores, indecisões ou precipitações, que sempre levam ao fracasso.

A estrada da evolução espiritual a ser percorrida pelos seres humanos na Terra é longa, muito longa, não havendo, portanto, necessidade de apressarem os passos nessa extensa caminhada, ao contrário do que várias pessoas que chegam às casas racionalistas cristãs querem ao pensar que podem acabar com os incômodos da vida da noite para o dia, pois não é assim que as coisas funcionam quando são contrariadas as transcendentes leis evolutivas a que todos estão sujeitos.

A personalidade do ser humano é o somatório da bagagem evolutiva de vivências passadas e acumulada no seu corpo fluídico, da educação recebida dos pais, do aprendizado alcançado nos bancos escolares e das lutas do dia a dia pela sobrevivência na existência em curso. Logo, é um processo contínuo de acertos e erros do espírito de posse de um corpo humano ao cumprir, ou ignorar, três leis evolutivas: a das múltiplas existências, a de atração e a de causa e efeito.

Sendo assim, os seres humanos têm hábitos, costumes, tendências, gostos, inclinações e temperamentos bem desiguais, tudo adquirido ao longo de suas trajetórias evolutivas em muitas e muitas existências na Terra. Então, perguntamos: “Como poderão modificar para melhor todas essas diferentes características da noite para o dia?” E respondemos: “É impossível eliminar de uma hora para outra o que vem sendo acumulado de mal a pior no corpo fluídico há bastante tempo.”

À vista disso, o que resta a fazer é colocar em prática a virtude da paciência. Paciência é talento para resistir e vencer, diz um provérbio. Saber esperar é raciocinar com acerto, reprimir os ímpetos, preparar-se para agir com bom senso no momento oportuno. É importante que as pessoas tenham essa consciência, pois o que não se consegue hoje, se consegue amanhã, e assim por diante.

Portanto, não tenham pressa. Façam da autorreflexão um hábito, preferencialmente antes da limpeza diária da mente. Anotem o que mais lhes incomoda na personalidade, como, por exemplo, as atitudes inadequadas que geralmente tomam ao lidar com as pessoas no núcleo familiar, no ambiente de trabalho e nos relacionamentos em geral, entre tantos outros comportamentos indevidos que certamente estão no subconsciente. Isso feito, priorizem o que é mais urgente para mudar, com calma e sem pressa, mas, sempre atentos ao que programaram e no dia a dia realizam.

Por isso, repetimos: ter paciência no transcurso da vida é de grande importância para o crescimento evolutivo. Sabemos que o aprimoramento desse atributo espiritual é difícil para muita gente, especialmente para os jovens, com sua natural pressa em descobrir o mundo que procuram. Mas é possível pôr em ação a paciência se todos forem persistentes no que almejam de melhor para suas vidas.