A função cognitiva da atenção

O ser humano é bombardeado o tempo todo por uma quantidade muito grande de estímulos percebidos pelos seus sentidos físicos e provenientes do ambiente que o rodeia, mas só consegue responder a uma parte deles. É aí que entra a atenção para pinçar os estímulos que lhe interessam a cada momento mediante focalização, pois seria impossível reagir a todos eles simultaneamente. Somente os estímulos relevantes e de seu interesse merecem atenção. A atenção cumpre esse papel mediante um mecanismo de processamento de alta significação em alguns campos específicos de seu interesse imediato.

Com esse entendimento inicial, podemos então conceituar o que é atenção. Na definição da psicologia, referendada pela neurociência, a atenção é o processo cognitivo que permite selecionar e focalizar qualquer estímulo que ocorra ao nosso redor. Ela é basicamente um processo de focalização. Todas as alterações da consciência levam a alteração da atenção, mas a recíproca não é verdadeira, pois nem toda alteração da atenção é resultado de vibrações da consciência. Esse mecanismo é realizado principalmente no córtex pré-frontal de nosso cérebro, conforme revelado pela neurociência com seus estudos de mapeamento do cérebro desde há 20 anos.

Aqui vamos aprender mais completamente os diversos tipos de atenção descritos pela psicologia, que são:

a) atenção seletiva;

b) atenção alternada.

c) atenção sustentada e

d) atenção concentrada.

Vejamos suas características e como desenvolver cada uma delas.

Atenção seletiva. É o tipo de atenção em que a pessoa consegue escolher qual será o foco da sua mente. Essas pessoas possuem a habilidade de manter a atenção em ambientes com muito barulho. As pessoas não se distraem porque escolhem e determinam qual é o foco de sua atenção, independentemente de ruídos e barulhos que venham interferir nela. Trata-se, como o nome está dizendo, de um processo de seleção inconsciente em que a pessoa destaca fatos e informações que lhe interessam, o que os tornam mais nítidos entre todas as demais que ocorrem no momento. Explica-se esse processo pelas múltiplas atividades do cérebro, que processa simultaneamente todos os estímulos sensoriais que recebe. Quando esses estímulos se intensificam, para evitar sobrecarga muito grande de estímulos, o cérebro opta por destacar aquele que mais lhe interessa no momento e põe na sua escolha o foco de sua atenção. Com essa estratégia, o cérebro filtra e retém na memória as informações que a pessoa considera mais importantes. Destacamos que esse tipo de atenção é o mais importante no processo de qualquer tipo de aprendizagem, pois permite manter o foco naquilo que realmente importa.

E como desenvolver a atenção seletiva? Para isso é preciso exercitar sua mente com o objetivo de disciplinar, treinar e selecionar o produto de cada um de seus sentidos físicos, como sons, cheiro, paladar, natureza visual das coisas etc. No final de contas, é o interesse e a força de vontade em impulsionar e potencializá-la o que mais importa.

Atenção alternada. Pessoas que possuem esse tipo de atenção exercem a habilidade de alternar a atenção, ora num alvo, ora em outro, sem contudo perder o foco. A atenção alternada facilita a execução de tarefas que precisam de mais de um nível de entendimento. Um exemplo, montar um equipamento lendo as instruções e montando-o ao mesmo tempo. Ela exige desviar o olhar, ora para ler, ora para executar o que leu. Outro exemplo, o motorista que, no trânsito, precisa alternar seu campo de visão quase instantaneamente de muitas maneiras. É, também, o caso do atendente comercial, que precisa atender a mais de um cliente ao mesmo tempo.

E como desenvolver? Recomendamos treinar pensando em, pelo menos, duas atividades que você vai executar alternadamente todos os dias. Por exemplo, atender ao telefone e falar ao mesmo tempo com quem está à sua frente. Não exagere na quantidade de tarefas escolhendo mais de duas atividades ao mesmo tempo.

Atenção sustentada. Este tipo de habilidade é encontrado em pessoas que precisam manter-se focadas durante um longo tempo num mesmo assunto ou tarefa ininterrupta e constante. Essas pessoas assimilam com facilidade os ensinamentos que vão enriquecer os seus acervos culturais em termos de aprendizagens obtidas nos cursos de treinamentos, palestras, durante as aulas na escola e em seus momentos de estudo. Deixam de lado quaisquer tipos de distrações que possam lhes atrapalhar. O foco tem que ser sustentado a todo custo. É o tipo de atenção que sustenta a concentração e permite obter os melhores resultados. É preciso manter o foco o tempo todo. Um bom exemplo é um torneio de tiro ao alvo com arco e flechas. A pessoa mira no centro do alvo com o máximo de atenção, mas se ocorre um desvio de atenção, ainda que mínimo, suas chances de vencer o torneio se desfazem. Uma descrição mais completa é apresentada a seguir.

A recomendação válida para esse caso é a autodisciplina e o uso de prioridades para melhor aproveitamento do tempo na execução de tarefas no decorrer do dia. Faça o uso de lista de prioridades e não passe para a tarefa seguinte enquanto não terminar a tarefa que está fazendo. Faça uma tarefa por vez e evite interrupções ou qualquer estímulo que possa atrapalhar. Outra recomendação aplicável é desligar a Internet e demais aparelhos eletrônicos, como o celular e o computador. Existem, na internet, muitos aplicativos para administrar o tempo de suas tarefas e trabalho, como por exemplo, o Google Keep e o Google Agenda, e tantos outros. Enfim, faça tudo para eliminar as distrações.

Atenção concentrada. Na atenção concentrada o foco da atenção se mantém em um único alvo, que deve ser a regra nos processos de aprendizagem e fixação do conhecimento na nossa memória. As pessoas precisam ficar atentas somente no que estão fazendo. Ela é o oposto da atenção seletiva. A pessoa com atenção concentrada direciona a sua atenção no “aqui e agora”, no que estiver fazendo e somente nisso.

Para desenvolver esse tipo de atenção recomendamos autodisciplina e perseverança nas suas realizações, dividindo suas demandas em vários passos para criar uma situação ideal de trabalho, geralmente de natureza intelectual. Dê realmente atenção plena a apenas uma única demanda por vez. Em casos especiais, ouça música relaxante quando se sentir mentalmente cansado ou interrompa a tarefa por alguns minutos para corrigir a postura e diminuir o estresse. Procure trabalhar com a sua mesa ou ambiente de trabalho organizado e livre de qualquer coisa que não contribua com o que esteja fazendo. Mesa bagunçada não contribui para o bom desempenho de seu trabalho. Evite que isso aconteça e seu desempenho será muito melhor.

Conclusão. Recomendamos exercitar e treinar suas habilidades de atenção e adaptá-las às suas necessidades do momento. Esteja preparado para usar qualquer tipo de atenção, principalmente a atenção concentrada. Faça da atenção de qualquer tipo um hábito salutar! Uma atenção bem focada e sustentada é o gatilho para a concentração. No próximo mês completaremos o conhecimento com a função de concentração.