A oferta do Racionalismo Cristão

A secretária da Filial Ilha de São Vicente, Vanda Lima Duarte dos Santos, advertiu na solenidade que a humanidade vive em constante estado de insegurança e intranquilidade, face aos acontecimentos do dia a dia, turbulentos, em que a surpresa desconcertante, a dor e o sofrimento se acham irmanados. Os erros, as irreflexões, os desmandos e os desequilíbrios campeiam por toda parte, envolvendo uns e outros indistintamente, em vertiginosa onda avassaladora.

Quase ninguém quer defender-se dos ataques que recebe, dos imprevistos que sucedem, em circunstâncias as mais adversas, quando são lançados os indivíduos, uns contra os outros sem o menor trato de respeito e fraternidade. A vida está sendo vivida num clima, ora de angústia, ora de desespero tais os problemas que se apresentam de mais variada ordem e de difícil solução.

E acrescentou que aí está o Racionalismo Cristão, cuja finalidade é esclarecer, espiritualizar, fortalecer, instruir, levantar as almas combalidas pelo sofrimento, fortalecer corpos enfraquecidos, combater os vícios, os maus hábitos e ensinar a pessoa a ser justa, valorosa, honrada, simples, humilde e verdadeira.

Por fim, destacou que a maior luta que o ser humano pode ter é a de ser responsável pelo esclarecimento da humanidade.