A pandemia e a espiritualidade

Muito se tem falado no coronavírus, que gera a Covid-19, enfermidade  que se alastra por quase todos os países, infectando vários milhares de pessoas. As precauções recomendadas pelo setor público têm sido, entre outras, reforçar as medidas de higiene, distanciamento social e interdição de viagens. A preocupação, insegurança e o medo nas pessoas são bem visíveis pelo que observamos a nossa volta.

Muitos estão perguntando por que estamos todos passando por isto, e acredito que outros tantos podem até pressupor que essa doença é uma condenação divina. Ora, na minha visão, e penso que na visão de muitos estudiosos da espiritualidade, o Universo não castiga ninguém, ao contrário, atua de acordo com a nossa necessidade evolutiva.

As leis evolutivas, segundo o Racionalismo Cristão, são naturais e imutáveis, ou seja, no Universo não há acaso porque todos os fatos ocorrem dentro da lei de causa e efeito. Essas leis existem com o propósito de promover o equilíbrio harmônico que sustenta a evolução.

As adversidades nunca deixaram de existir, temos em tempos remotos na história humana exemplos de pandemias devastadoras. A humanidade está sujeita a reveses, e o nosso dever é enfrentá-los com serenidade, valor e coragem. Se o nosso olhar não estiver voltado para as questões espirituais, será difícil ter a percepção de que os reveses são oportunidades essenciais para a nossa evolução.

Não seria esta situação que estamos a ultrapassar uma oportunidade de pausarmos e nos autoanalisarmos? Como podemos contribuir para o nosso autocrescimento e para o crescimento do todo, desde que estamos todos interligados? Muitas vezes é necessário voltar o olhar para dentro de nós e começar a mudança primeiro no nosso interior para que nos possamos conscientizar de que somos seres integrais e tudo que nos acontece vem com o propósito de nos ensinar algo e contribuir para o nosso aprimoramento espiritual.

De qualquer forma, quando não podemos mudar algo de imediato, o melhor a fazer é elevar os nossos pensamentos no sentido de adotar a serenidade para podermos agir com bom senso.

Somos todos navegantes em um mar imprevisível, e por mais agitadas que as águas estejam temos que continuar para frente. Não devemos deixar de vibrar o nosso espírito para o bem, essa força invisível  possuidora de atributos valiosíssimos capazes de superar quaisquer que sejam as intempéries da vida.

Nota-se uma névoa turva pairando ao nosso redor, onde as pessoas são “bombardeadas” pela mídia, tanto com fatos reais sobre a situação atual do vírus no mundo como também com notícias errôneas, causando pessimismo, medo, preocupação e insegurança. Não deixem que essa corrente de pessimismo empalideça seu raciocínio. O certo  é  inverter esses quadros negativos e substituí-los por quadros positivos, com confiança e serenidade.

Sejamos luzes capazes de iluminar a nossa volta, cultivando bons pensamentos e amor aos nossos semelhantes.

Embora haja o distanciamento social entre nós, podemos irradiar juntos na mesma frequência, elevando os nossos pensamentos nas horas predeterminadas, no sentido de nos religarmos às esferas elevadas e contribuirmos para a ação de saneamento astral da atmosfera fluídica da Terra feito pelas Forças Superiores.

Essa união vibratória fortifica e dá alento aos nossos espíritos. Por conseguinte, são de fundamental importância não só a precaução e a higiene física, mas também nossa higiene mental diária diante da situação ocorrente. Tudo passa, como diz uma velha expressão, e, com convicção, autoconfiança, amor ao próximo e raciocínio lúcido, dias melhores virão sempre.